Aprovado projeto que proíbe vereador de assumir cargo na prefeitura

Penha entrou para o rol das cidades que não querem saber de vereador eleito assumindo cargo na prefeitura. Balneário Piçarras aprovou a medida, que passa a valer nas duas cidades a partir de 2017.

5209A iniciativa nasceu no município de São José, que conta com um Observatório Social atuante no monitoramento dos gastos públicos da prefeitura e Câmara de Vereadores de lá. A justificativa para impedir que vereador assuma cargo na prefeitura é simples: a função típica do parlamento é fiscalizar o prefeito. Não há fiscalização se o vereador estiver agarrado a um cargo dentro da prefeitura.

Proposta partiu de quem perdeu a eleição

Em Navegantes, Itajaí e Penha, a iniciativa dos projetos foi dos derrotados na eleição de outubro. Em Navega, a ideia foi apresentada pelo vereador Fredolino Alfredo Bento (PMDB), o Lino, em Itajaí, a proposta chegou pelas mãos da vereadora Anna Carolina (PSDB) e por aqui, o texto foi iniciativa do vereador Felipe Schmidt (PSD), com o apoio de Adriano Tibeco (PSDB), Áurea Márcia dos Santos Pinheiro (PSDB), Jefferson Custódio (PSB) e Jesuel Francisco Capela (PSDB), o único dessa turma que saiu vitorioso na eleição. Juju vai para o terceiro mandato como vereador. É o novo Loro da Penha.

Anna Carolina, Lino e Felipe disputaram o cargo de prefeito em outubro. Foram derrotados e depois apresentaram os projetos proibindo vereador de assumir cargo na prefeitura. Teriam feito o mesmo se tivessem vencido?

Em Itajaí, o projeto da vereadora Anna Carolina foi rejeitado. Em Navegantes, faltaram as assinaturas necessárias para o projeto ser votado.

Penha e Balneário Piçarras saíram bonito na foto.