Penha recebe oficina de ritmos afro-brasileiros no primeiro sábado de fevereiro

A percussão e os diversos ritmos afro-brasileiros presentes em seu universo são objeto de dedicação de uma vida inteira para o músico e educador musical Luciano Candemil. O artista está rodando o estado com o projeto “Percussão Catarina: Oficina de ritmos afro-brasileiros”, em que compartilha seus conhecimentos sobre o assunto e coloca até quem nunca tocou um instrumento para tocar. No dia 3 de fevereiro (sábado), é a vez da cidade de Penha receber a oficina. A prática ocorre no Instituto Ecovida, na Praia da Armação de Itapocoroy, das 14h às 18:30h, e a participação é totalmente gratuita.

As práticas do projeto Percussão Catarina se baseiam nas várias rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Com a proximidade do carnaval, a oficina abordará, sobretudo, os ritmos dos blocos afro de Salvador, em especial do Olodum, Ilê Aiyê, Timbalada e o Afoxé Filhos de Gandhy. Durante as atividades, Luciano Candemil conta com a assistência de outros dois músicos percussionistas – Cleyton Medeiros e William Camargo.

Não há necessidade de conhecimento prévio dos ritmos, nem dos instrumentos de percussão e qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos pode participar. São 30 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas diretamente no Instituto Ecovida, através do WhatsApp (47) 99715-0799 ou pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSed9sHCNC4aDrHxp8t2-ip8SVDFR5R3_4nqaRz2CIvt2V0e1Q/viewform

Luciano Candemil comenta sobre o andamento do projeto, que já passou por algumas outras cidades. “A circulação do projeto está sendo incrível, com uma recepção maravilhosa em todas as cidades e uma troca de conhecimentos muito enriquecedora para todos. Agora é a vez de vivermos esse momento especial juntos em Penha e estamos ansiosos para encontrar a todos e celebrar a força dos nossos ritmos afro-brasileiros”, afirma.

O projeto Percussão Catarina

A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas que estão passando por quatro regiões do estado: Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense.
O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas,por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.

O Ponto de Cultura Ecovida

É o primeiro espaço de Cultura Viva certificado pelo Ministério da Cidadania em Penha. Promove Cultura, Arte, Educação e Lazer desde 2019 e é gerido pela ONG Instituto Sociocultural Ecovida.

Sobre a oficina

O Quê: Percussão Catarina: Oficina de ritmos afro-brasileiros
Quando: 3 de fevereiro (sábado), das 14h às 18:30h
Onde: Ponto de Cultura Ecovida – Praça Vereador Teodoro Sebastião da Costa – Avenida Itapocoroy, SN, Praia da Armação de Itapocoroy – Penha (SC)
Inscrição: Entre 18 e 30 de Janeiro pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSed9sHCNC4aDrHxp8t2-ip8SVDFR5R3_4nqaRz2CIvt2V0e1Q/viewform
Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis por oficina
Informações: Instituto Ecovida: (47) 99715-0799

Imagem: Mariana Castro