Penha abre Unidades Básicas de Saúde neste sábado (21) para o “Dia D de Vacinação”

Neste sábado (21/10), todas as Unidades de Saúde (UBS’s) estarão abertas, das 08h às 17h – sem fechar pra almoço – para o “Dia D de Vacinação”, com todas as vacinas disponíveis, como da influenza, rotina e da covid-19. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde em conjunto com os Estados e Municípios, visa a atualização da caderneta de vacinas. A campanha, que iniciou na segunda-feira (16), já conta com o comparecimento de 439 crianças e adolescentes de zero a 14 anos nas UBS’s, tendo imunizado 148 delas. A campanha segue até o dia 28 de outubro, e para se vacinar, a criança ou adolescente precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis, portando um documento de identificação e a Carteira de Vacinação.

A enfermeira Carla Janaína Inácio, explica a diferença no número de comparecimento e imunização: “segundo os dados do sistema, 439 crianças e adolescentes compareceram, porém, muitas delas já estavam com a carteira de vacinação em dia, sem necessidade de aplicar novas doses”.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Penha, Jaine Luci Spricigo, destaca a importância da vacinação: “o objetivo principal é a atualização da caderneta de vacinação e o combate ao risco de reintrodução de doenças que já foram eliminadas, como a poliomielite. Claro que, todos os adultos também estão convidados para atualizar a caderneta de vacinação”, pontua.

“O município de Penha adere a campanha e pede para que os pais e responsáveis levem seus filhos nas UBS’s e coloquem a caderneta de vacinação em dia. É uma ação muito importante e contamos com a adesão das famílias”, finaliza o Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Também estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Imagem: Prefeitura de Penha