Programa Bem-Estar Animal realiza quase 2 mil procedimentos em 6 meses, afirma prefeitura de Penha

O Programa de Bem-Estar Animal de Penha, segundo informações da prefeitura, realizou em seis meses um total de 1.966 procedimentos dentre serviço de resgate de acidentados e maus tratos, castração e microchip, consultas de animais de rua e de tutores de baixa renda, cirurgias, vacinas, exames de sangue, raio-x e ultrassom (confira no fim da matéria o relatório completo). O número é alusivo ao trabalho realizado de dezembro de 2022, janeiro de 2023 e de junho a setembro de 2023. Ainda segundo o relatório, nos últimos dois meses foram 52 animais doados nas Feiras de Adoção.

Para o superintendente do IMAP, Everaldo Lourival Francisco, os dados mostram o compromisso do Governo Municipal com a causa animal e provam o sucesso do programa: “os números são muito claros e mostram que o programa no município é eficiente. Hoje conseguimos atender com excelência, com tratamentos e serviços de qualidade para os animaizinhos e os tutores. A ideia é aperfeiçoarmos cada vez mais o serviço. Apenas os animais acidentados, vítima de maus tratos e doentes serão resgatados. Animais saudáveis não serão recolhidos neste primeiro momento. Esse é um serviço de extrema importância na cidade e que vai ao encontro da Lei Municipal 3.298/2022 que dispõe sobre a proteção, defesa e controle de animais domésticos no município de Penha, cria o Fundo do Bem-estar Animal”.

Para o serviço de resgate, o Grupo de Operação e Resgate (GOR) foi contratado pela Prefeitura e atua também na fiscalização de maus tratos todos os dias, das 08h às 19h, exceto nos feriados nacionais. Depois de tratados em clínica veterinária, será disponibilizada a Casa de Passagem para os animais que não tem tutor. As denúncias podem ser feitas via protocolo ou presencialmente no IMAP (Rua Duque de Caxias, 54 – Centro) e o GOR pode ser acionado através de ligações pelo contato (47) 9 99651-9961 ou WhatsApp (47) 99969-8580.

O GOR também permanece aberto, de segunda a sábado, das 14h às 17h, com animais disponíveis para adoção. O GOR é localizado na Estrada Geral do Morro Alto, nº 539, bairro São Braz, em Balneário Piçarras.

O município também já realiza 150 castrações gratuitas por mês. Para realizar o cadastro do animal, basta comparecer até o IMAP, com o CPF, comprovante de residência e título de eleitor de Penha. “Dentro de alguns dias entramos em contato para que a pessoa volte ao IMAP, pegue a autorização e compareça na clínica para castrar”, diz Everaldo.

Além das castrações, também há uma clínica conveniada para atendimentos veterinários gratuitos para população de baixa renda: Vida Pets. Os atendimentos serão divididos de duas formas: para animais com tutores de baixa renda e animais de rua.

“São feitos 10 atendimentos por mês para os animais com tutores de baixa renda, ofertando tudo o que for necessário: consulta, cirurgia e medicamentos. Lembrando que são para casos mais graves, aqueles animais que precisam urgentemente do atendimento. Para os animais de rua, não temos limite de atendimento”, finaliza.

Para realizar o atendimento na clínica, basta comparecer até o IMAP, e é concedida a autorização, conforme a urgência do caso.

Relatório completo

Resgates acidentados e maus tratos: 173

Castração + microchip: 1083

Consultas animais de rua: 194

Consulta tutores de baixa renda: 44

Cirurgias ortopédicas + tumor + desobstrução urinária + mastectomia: 45

Vacinas, vermífugos, antipulgas: 277

Raio x: 31

Exame de sangue: 111

Ultrassom e eletrocardiograma: 8

 

Imagem: Prefeitura de Penha