Setembro Amarelo: prefeitura de Penha promove atividades e ações de conscientização sobre saúde mental

Setembro é o mês da campanha de prevenção ao suicídio. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e no município de Penha diversas ações já estão sendo desenvolvidas. No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Leila Antão, são realizados debates para conscientizar pacientes a respeito do suicídio, depressão e outras condições mentais, decoração do ambiente, palestras escolares e dinâmicas em grupos.

Segundo dados do Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil. O médico do CAPS e especialista em saúde mental, Rodrigo Wolkmer, destaca que é fundamental falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis busquem ajuda.

“Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu, muitas vezes com preconceito. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém próximo esteja precisando de ajuda, mostrar que está disponível e ser empático, incentivando a procurar uma ajuda médica”, pontua.

Uma das ações em destaque durante o mês, são as palestras para alunos da Rede Municipal de Ensino nos dias 26, 27 e 28. “A ideia é abordar a saúde mental com os jovens, visto que atualmente muitos sofrem de ansiedade, depressão e até pensamento suicida. Reforçamos que se tiver uma intervenção rápida, com certeza irá melhorar a qualidade de vida do jovem e da família”, reforça Rodrigo.

O CAPS funciona das 08h às 17h, sem fechar para almoço, e conta com uma equipe multidisciplinar, com psicóloga, enfermeira, técnica de enfermagem, psiquiatria, artesã, técnica administrativo, assistente social, pedagogia e equipe de apoio. Somente neste ano, até o dia 18 de setembro, foram realizados mais de 12 mil atendimentos. O Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, explica como funciona o atendimento.

“No primeiro momento não é preciso realizar agendamento para receber atendimento. No local, após o acolhimento e atendimento médico e psicológico, os pacientes são inclusos em diversas atividades terapêuticas em grupos, oficinas terapêuticas, atividades, artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares. Temos grupos de jovens, de álcool e drogas, de mulheres, da família, por exemplo”, finaliza.

O whatsapp para atendimento é (47) 99291-9010, garantindo total sigilo do paciente. O CAPS fica localizado na Rua João Mariano Furtado nº131, na Armação.

 

Imagem: Prefeitura de Penha