Saúde Bucal: mutirão pretende entregar 200 próteses dentárias nos meses de setembro e outubro em Penha

Com propósito de ampliar a oferta de saúde em odontologia, a Secretaria de Saúde de Penha promove mutirão para entrega de próteses dentárias nos meses de setembro e outubro, na recém-implantada sala de odontologia especializada, na Policlínica Municipal. A previsão é entregar 200 próteses, visando reduzir a fila de espera e garantindo a qualidade de vida para a população.

O início da ação acontece nesta terça-feira (29), com o atendimento de 25 pacientes. O coordenador do Programa de Saúde Bucal de Penha, o odontólogo Jaison de Oliveira, explica que atualmente, são em média 40 próteses – totais ou parciais – de alta qualidade produzidas mensalmente através do projeto: “mesmo com a alta quantidade de próteses produzidas por mês, a demanda é alta. Por isso a necessidade de organizarmos um mutirão e beneficiar mais pacientes durantes os dois meses. No dia 25 de outubro, é o Dia Nacional da Saúde Bucal, por isso também escolhemos o mês de outubro para realizar a ação”, afirma.

Para ser beneficiado, o primeiro passo é uma consulta com o dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde reside. “Nesta primeira consulta, o dentista vai verificar as necessidades e, quando necessário, realizar os cuidados na arcada. A boca precisa estar com a saúde perfeita para receber a prótese. São próteses de alta qualidade, muito bem finalizadas e com alta durabilidade”, finaliza  Jaison.

Todas as consultas para início da produção das próteses são realizadas no consultório odontológico da Policlínica, pela equipe de Saúde Bucal. Os moldes são confeccionados pela odontóloga credenciada para atendimento exclusivo de próteses, que os encaminha para produção no laboratório credenciado.

O Secretário de Saúde de Penha, Rodrigo Medeiros, destaca que, além do mutirão, atualmente o serviço de odontologia é oferecido na Clínica de Especialidades Odontológicas, atendendo pacientes de média complexidade, além dos atendimentos na Atenção Básica, Policlínica, Odontomóvel e no Programa Saúde do Pescador: “o agendamento para consultas ocorre via aplicativo ‘Saúde Digital – Cidadão’, sendo duas vagas disponibilizadas por dia e, em média, 14 por dia nas Unidades Básicas de Saúde, sem contar com as consultas de urgência. Com a nova sala de odontologia, teremos muitas ações e o mutirão é apenas a primeira delas”, explica. Em 2023, até o dia 28 de agosto, foram ofertadas 449 próteses dentárias, mais de 41 mil procedimentos e atendidos 6 mil pacientes, além de aproximadamente 14 mil consultas no município.

Ainda no mês de outubro, em comemoração ao dia do cirurgião dentista, serão realizadas em todas UBS’s diversas atividades educativas e preventivas, além do Programa Saúde na Escola e capacitações sobre temas referente a saúde bucal.

 

Imagem: Prefeitura de Penha