Pedra fundamental da primeira Estação de Tratamento de Esgoto é lançada em Penha

A Prefeitura de Penha e Águas de Penha realizaram uma cerimônia no início da noite desta quinta-feira (03) para marcar o lançamento da pedra fundamental da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Gravatá). O primeiro módulo da ETE terá capacidade para tratar 12 litros por segundo de esgoto e destaca-se pela tecnologia de alta eficiência no processo de tratamento. Também atenderá a rigorosos parâmetros ambientais, com o uso de uma tecnologia que alia alta eficiência de tratamento, inibe a geração de odor e otimiza o espaço físico.

Para atender os bairros Gravatá e São Miguel, a concessionária vai construir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de implantar 16,6 quilômetros de rede de coletora de esgoto, 1.444 metros de linhas de recalque, sete estações elevatórias e interligar 1.298 domicílios ao sistema. A previsão é de que até 2033, Penha tenha 90% de cobertura de tratamento de esgoto.

A expectativa da concessionária é que o sistema comece a funcionar em dezembro, atendendo cronograma de obraras estabelecido pela Águas de Penha.

Com o lançamento da pedra fundamental da ETE, a próxima etapa será a construção da base para a instalação dos módulos da estação. Ao mesmo tempo, equipes da empresa contratada pela concessionária trabalham na instalação das redes coletoras nas ruas dos bairros Gravatá e São Miguel. Desde o dia 17 de julho, quando começaram os trabalhos, as equipes já atuaram nas ruas José Antônio Galdino, Maria José Galdino, Timóteo Perfeito Flores, Benevenuti Laurentino e Maria Gonçalves, todas no Gravatá.

A obra é um investimento da concessionária Águas de Penha, empresa controlada pela holding Aegea. Em Santa Catarina a holding possui também as concessões das Águas de São Francisco do Sul, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas.

De acordo com Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, a concessionária tem um compromisso com a cidade e propósito é transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade de vida, saúde, proteção ao meio ambiente e desenvolvimento econômico. Em seu pronunciamento, Reginalva destacou a importância do envolvimento de toda a sociedade penhense para encontrar a melhor solução para avançar com os investimentos da concessionária no município.

O prefeito Aquiles da Costa, a implantação do sistema de esgoto no município é um avanço sem precedentes para a cidade de Penha. “O saneamento básico é uma questão de saúde. Todas as pessoas que moram na cidade ou escolhem Penha para viver precisam se sentir acolhidas cada vez mais pelos investimentos públicos e não há nenhum tão importante como o do saneamento,” destacou o prefeito. “Sem sobra de dúvidas, o saneamento é o investimento mais acertado que a cidade pode fazer para todas as pessoas que moram no município”, completou.

Para o vereador Maurício da Costa, a obra é uma conquista de toda a população que vai trazer benefícios à comunidade. “Vai ter transtornos durante as obras, mas é um transtorno cujo resultados são importantes para todo o desenvolvimento de Penha”, lembrou.

 

Imagem: Águas de Penha