Penha abre Unidades Básicas de Saúde neste sábado, dia 06, para o “Dia D de Vacinação”

Neste sábado, dia 06 de maio, a Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Saúde, terá o “Dia D de Vacinação”. Neste dia, todas as unidades de saúde e a policlínica estarão abertas, das 08h às 17h, para vacinação contra a influenza para grupos prioritários e todas as outras vacinas de rotina e da covid-19.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Penha, Jaine Luci Spricigo, explica que a vacinação contra a influenza será destaque, uma vez que mais de 80 milhões de brasileiros fazem parte do grupo prioritário e a meta nacional é vacinar 90% do grupo em 2023.

“A dose trivalente protege contra as principais cepas do vírus. Reforçamos ainda a importância da vacinação para evitar casos graves e mortes, principalmente em quem tem maior risco. Diante da importância em manter o calendário vacinal em dia, abrimos o dia D para todas as demais vacinas disponíveis também”, destaca.

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Também estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Diariamente, as Unidades Básicas de Saúde de Penha vacinam das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Confira quais são os grupos prioritários da vacinação contra gripe:

Idosos com 60 anos e mais; Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Trabalhadores da saúde; Professores das escolas públicas e privadas; Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento; Forças armadas; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e População privada de liberdade.

 

Imagem: Prefeitura de Penha