Saúde de Penha inicia nova fase da Campanha de Vacinação com doses bivalentes contra a Covid-19

A partir desta segunda-feira (27), a Secretaria de Saúde de Penha inicia uma nova fase da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente. A primeira fase irá atender inicialmente idosos com 70 anos ou mais, pessoas em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A vacina está disponível em todas Unidades de Saúde do município.

O esquema vacinal para os grupos imunocomprometidos, será de uma dose de reforço da vacina covid-19 bivalente a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem o esquema prévio de, no mínimo, duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para a dose de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário com vacinas monovalentes.

As pessoas que receberem o reforço da vacina Pfizer-BioNTech formulação Bivalente serão consideradas como tendo finalizado o esquema de vacinação.

Próximas fases

Fase 2 a partir de 06/03/2023: pessoas de 60 a 69 anos de idade;

Fase 3 a partir de 20/03/2023: gestantes e puérperas;

Fase 4 a partir de 17/04/2023: trabalhadores da saúde;

Fase 5 a partir de 17/04/2023: pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Definição de indivíduos imunocomprometidos ou em condições de imunossupressão:

• Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea

• Pessoas vivendo com HIV (PVHIV)

• Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticóides em doses ≥ 20mg/dia de prednisona ou equivalente, por ≥ 14 dias.

• Crianças doses de prednisona ou equivalente > 2mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10kg.

• Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão.

• Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias).

• Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise.

• Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

• Pessoas com neoplasias hematológicas.

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas COVID-19 monovalentes disponíveis.

A dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente.

 

Imagem: Prefeitura de Penha