Força-tarefa: em 24h, equipes recolhem quase 2 milhões de quilos de sujeira e entulhos em Penha

As primeiras 24h da força-tarefa de limpeza e recuperação da cidade coletou quase dois milhões de quilos de sujeira e entulhos das vias de Penha. O Governo Municipal estima que sejam necessários mais quinze dias de trabalho e a injeção financeira de R$ 2 milhões em recursos públicos para recuperar a cidade. Os trabalhos começaram às 15h desta terça-feira (20). Sete equipes atuam nos bairros da cidade no intuito de restaurar a ordem após as intensas chuvas da madrugada do dia 20, quando um volume histórico de água caiu sobre Penha – alagando mais da metade das ruas da cidade. Cada equipe é formada por dois caminhões caçamba e uma máquina retro escavadeira – além de homens que atuam trabalho de limpeza.

O trabalho se estende pelos próximas dias, com chancela legal do decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito na manhã desta terça-feira, 20. O Centro de Comando Operacional (CCO) foi formado no plenário da Câmara de Vereadores. De lá, reuniões diárias ocorrem, avançando de forma coordenada sobre os bairros.

Estima-se que cerca de quinze mil pessoas tenham sido atingidas, sendo prejudicas de alguma forma – direta ou indiretamente. A Defesa Civil e o Governo Municipal também monitoram a situação da Morraria da Praia de São Miguel – que deve receber ações de recuperação nos próximos dias, assim que a climatologia apontar para plena estabilização do tempo.

Do dia 17 ao dia 20, Penha registrou 219 milímetros de chuva – sendo 206 milímetros somente entre os dias 19 e 20. “Esse é o maior registro de chuva na história da cidade. Nunca chegamos numa escala de 200 milímetros em um período tão curto e que trará prejuízos sem precedentes à cidade e as famílias de todas as localidades de Penha. As fortes chuvas trouxeram muita sujeira e destruição às vias. Esse valor leva em conta somente os investimentos que serão necessários para estabilizar a cidade. Não há como somar ou precisar os valores das perdas materiais das pessoas. Agora, precisamos restabelecer a ordem pública”, define o prefeito de Penha, Aquiles da Costa.

 

Imagem: Prefeitura de Penha