Praia Alegre ganha dois novos murais no projeto cultural “Retratos da Nossa Gente”

Dois novos murais do projeto “Retratos da Nossa Gente” – idealizado Fundação Cultural de Penha Picucho Santos, através das mãos do artista plástico, Isaac Moraes – estão sendo lapidados na Praia Alegre. Eles trazem as histórias de Seu Quininho e do Zé da Ponte, saudosas figuras da localidade e que serão eternizadas através dos fotográficos painéis que formam a Rota Cultural de Penha.

“Seu Quininho era natural da Praia Alegre, pescador caiçara tradicional, dono de lancha, canoa e redes, referência no desenvolvimento daquela comunidade, numa época em que se sobrevivia da Pesca artesanal, a remo e vela, período anterior à chegada de grandes empresas como a Krause Pescados e a Hemmer Conservas”, detalha o superintendente da Fundação, Eduardo Bajara. Os painéis estão sendo pintadas na entrada da Praia Alegre.

Já a Parada e a Venda do Zé da Ponte eram casas comerciais, nos extremos Norte e Sul da Praia Alegre. “Eram passagem obrigatória para quem transitava de Joinville a Itajaí ou vice-versa, pois a BR 101 atravessava a cidade de Penha, desde o Rio Piçarras (atual Portal Turístico) passando pelo Centro, Praia de Armação, Santa Lídia e Pedreiras, até a balsa do Rio Itajaí Açú, no Bairro Barra do Rio (atual Cordeiros)”, recorda-se Bajara.

O superintendente, que também é um historiador de Penha, acrescenta que o projeto “Retratos da Nossa Gente” tem como foco essencial a preservação da história cultural da cidade. “Um povo sem história esta fadado ao esquecimento. Com esse projeto, mantemos nossa história viva e criamos um Roteiro Cultural – que pode ser explorado para fins turísticos e pedagógicos”, finaliza Bajara.

A técnica de pintura utilizada por Isaac é chamada de ‘Grid’, muito antiga e utilizada por grandes mestres da arte, como por exemplo, Leonardo Da Vinci. “Eu enquanto artista, vivenciando e executando muitas técnicas. Masterizei esse estilo que gosto de chamar de ‘Realismo Natural’, pois a tinta que utilizo é extraída da própria terra. Ampliando a reflexão de quem se depara com essas manifestações artísticas. Arte do pó da terra”, detalha o artista, que cria as telas à base de barro. Ao todo, 20 murais serão pintados por Isaac.

“Essa sequência de murais pela cidade de Penha fará parte de um roteiro artístico, potencializando o perfil dessa cidade que a cada dia mais se destaca como uma excelente opção turística no Sul do país. Esses murais têm a curadoria de Eduardo Bajara, que está à frente da Fundação Cultural da cidade. Através de sua sabedoria popular, junto a minha capacidade artística de execução, estamos sintetizando através de imagens antigas elementos que transmitam a atmosfera que viveram cada um dos personagens históricos representados”, encerra Isaac.

O prefeito de Penha, Aquiles da Costa, é um dos entusiastas do projeto. Para ele, além de tematizar a cidade com a própria história, o Retratos da Nossa Gente tem por objetivo central elevar o sentimento de pertencimento. “O amor à Penha deve ser fomentado, despertado no coração de cada pessoa que tem essa terra como lar. Nossa história é por demasia rica e nada mais justo do que promover esse projeto para que todos conheçam as pessoas que ajudaram nossa formação”, encerrou.

Os murais já criados

O TENENTE EXPEDICIONÁRIO
Seu Milton Fonseca

A BENZEDEIRA
Dona Beata Souza

O URSO
Seu Benedito de Jesus

O FOLIÃO DE VERSOS
Seu Picucho Santos

O PESCADOR DE VERSOS
Seu Dico Amâncio

A PESCA ARTESANAL
Nossos heróis do mar

O GUARDIÃO DO NATAL DOS PRETOS
Seu Avelino

O DONO DO ARRASTÃO
Seu Quininho

CASAS COMERCIAIS
A Parada e a Venda do Zé da Ponte

.

.

Imagem: Prefeitura de Penha