Artesão de Penha ensina técnicas em ‘Oficina de Colar e Pulseira de Macramê’

O artesão de Penha, Clóvis Cercal, colocou em vídeo seus conhecimentos. Produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, através de edital lapidado pela Fundação de Cultura Picucho Santos em 2020, ele criou a ‘Oficina de Colar e Pulseira de Macramê’, ensinando o passo a passo do entrelace de fios em união aos materiais oferecidos pela própria natureza.

“As pessoas que acompanharem o vídeo poderão reproduzir as técnicas ensinadas sem dificuldade para uso comercial para ajuda de custos ou também como terapia ocupacional – para pessoas que estão procurando por algum tratamento de saúde”, detalha Clóvis, que há trinta anos trabalha com artesanato.

A oficina, segundo Clóvis, detalha com riqueza de informações a técnica do macramê “que é a técnica de dar nós e entrelaçar fios”, acrescentou. A matéria prima utilizada pelo artista pode ser facilmente encontrada nos recantos penhenses – recomenda: “Uso conchas, búzios missangas e sementes. Todo o material pode ser encontrado na natureza ou em lojas de aviamentos”.

O comentário é precedido de uma dica: “a colheita da matéria prima rende passeios incríveis pelas praias e recantos da nossa Penha”, finaliza Clóvis. O vídeo tem 25 minutos e foi postado no canal do YouTube da Prefeitura de Penha. “Ele é um amante da arte e da natureza. A produção ficou incrível e possui uma mensagem bastante rica”, conclui o superintendente da Fundação, Eduardo Bajara.

 

Imagem: Prefeitura de Penha