Câmara de Penha aprova projeto que obriga captação de energia solar e de águas pluviais em prédios públicos

Por seis votos a quatro, a Câmara de Vereadores de Penha aprovou na segunda-feira (13), durante a 21ª Reunião Ordinária, o projeto que dispõe sobre a implantação de sistema de captação de energia solar e de sistema de captação, armazenamento e utilização de águas pluviais nas construções de novos prédios públicos municipais.

O PLO nº 7/2022 é de autoria do vereador Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, que teve apoio dos vereadores Adriano de Souza, o Tibeco, Célio Francisco, João Costa, o Barriga, Mário Moser, o Marquett, e Sebastião Reis Junior.

Votaram contrários ao projeto os vereadores Antônio Cordeiro Filho, Everaldo Dal Pozzo, o Italiano, Maurício Brockveld e Roberto Leite Junior – o presidente Maurício da Costa, o Lito, votaria apenas em caso de empate.

O projeto torna obrigatório que nas instalações elétricas ou hidráulicas das construções de novos prédios públicos do município de Penha sejam implantados mecanismo de captação de energia solar e de águas pluviais, assim como nas futuras reformas dos prédios públicos já existentes.

O PLO nº 7/2022 havia recebido parecer contrário da Comissão Legislativa Permanente de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ), mas este foi derrubado em plenário e seguiu tramitando na casa. Agora, com a sua aprovação, segue para sanção do prefeito.

Alteração nas comissões

Durante a 21ª Reunião Ordinária foi formalizada a alteração nas comissões legislativas de Assuntos Gerais (CAG) e de Constituição e Justiça (CCJ). Com isso o vereador Adriano de Souza deixa a presidência da CCJ e passa a integrar o lugar do vereador Mário Moser na comissão de Assuntos Gerais. Marquett, por sua vez, assume uma cadeira na CCJ – sendo que a presidência desta será definida na próxima reunião da comissão.

Homenagem

A reunião ordinária também foi marcada por uma homenagem à servidora da Câmara de Penha Dayse Cristiane de Souza Germano, que faleceu no dia 11 de junho, aos 52 anos de idade.

O presidente Maurício da Costa solicitou um minuto de silêncio e posteriormente foi apresentado um vídeo produzido especialmente em homenagem à querida colega e amiga que desde 2007 era responsável pela contabilidade da casa.

A contadora efetiva do Legislativo Penhense deixa o marido Valdemir Bortolato Germano e as filhas Fernanda e Laura.

 

Imagem: Câmara de Vereadores de Penha