Capela de São João Batista, em Penha, recebe concerto de Ricardo Pauletti neste sábado (21)

A quase tricentenária Capela de São João Batista – situada no alto da morraria de Armação do Itapocoroy – recebe neste sábado, 21, o concerto do violonista e compositor de Itajaí, Ricardo Pauletti. O espetáculo ‘Ritual das Cordas’, que tem o apoio da Fundação Cultural Picucho Santos, tem início às 20h com acesso gratuito.

Segundo o superintendente da Fundação, Eduardo Bajara, as pessoas interessas em assistir ao concerto devem comparecer na capelinha com 30 minutos de antecedência, uma vez que os ingressos limitados à capacidade do espaço. “Uma grande oportunidade de acompanhar a essência da musicalidade, de qualidade”, convida.

O concerto é fruto de sua imersão na produção de repertório para violão solo, o trabalho tem como fio condutor o universo do violão brasileiro mesclado a elementos da música contemporânea. O álbum deste trabalho está disponível nas plataformas digitais desde 2021 e será divulgado também nas cidades de Porto Belo, Itajaí, Brusque, Rio do Sul e Timbó.

Também no sábado, mas às 15h, no mesmo local, Ricardo realiza um Workshop no salão paroquial. A proposta faz parte da contrapartida do projeto e é destinado a músicos, professores e alunos de violão, O Projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura⁄Artes.

Este concerto já foi apresentado em importantes festivais de violão no Brasil e na América Latina, entre eles, Festival Internacional Cuerdas Al Aire (Peru, 2017), Encuentro Internacional de Guitarra de Salamanca (México, 2018), Festival Internacional Entrecuerdas (Chile, 2019), Festival de Violão de Jaraguá do Sul (Brasil, 2019), Festival Internacional de Guitarra ICPNA (Peru, 2019), Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas (Brasil, 2020), Festival de Música de Itajaí (Brasil, 2021), Cúpula Ibero-Americana de Violão (Espanha, 2021), dentre outros.

Ricardo Pauletti é violonista, compositor e pesquisador. Iniciou seus estudos no violão erudito e posteriormente passou a se dedicar ao choro e ao violão de sete cordas, atuando sem fronteiras entre o popular e o erudito. É graduado em música pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e mestre em música pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), onde atualmente está cursando doutorado em música com uma pesquisa voltada à composição para violão.

Tem em sua discografia Variações Brasileiras (2011), Choro de Faia (2014), Ricardo Pauletti Trio (2015), Palavra da Canção (2018), Ritual das Cordas (2021) e 10 Peças de Estudo para Violão Brasileiro (2021). Com o Álbum Choro de Faia recebeu o prêmio Melhores da Música Brasileira 2014 na categoria Melhores Instrumentistas e foi finalista do Prêmio da Música Catarinense 2015.

Como concertista, já se apresentou em diversas cidades do Brasil, Argentina, Chile, Peru, México, Espanha e França. Em paralelo a carreira artística desenvolve também carreira acadêmica atuando como professor de violão, arranjo, prática de choro e prática de conjunto no Conservatório de Música Popular de Itajaí, onde também é Coordenador Pedagógico. Ao longo da carreira como professor, vem ministrando oficinas, workshops e cursos de violão e prática de choro em importantes instituições e festivais no Brasil, América Latina e Europa.

Local e data dos Concertos:

– 21/05 – Penha: Igreja de São João Batista às 20h
– 22/05 – Porto Belo: Espaço Bonequiando às 20h
– 23/05 – Itajaí: Museu Histórico às 20h
– 26/05 – Brusque: Instituto Aldo Krieger às 20h
– 28/05 – Rio do Sul: Fundação Cultural às 20h
– 29/05 – Timbó: Museu da Música às 19h

Local e data dos Workshops:

– 21/05 – Penha: Salão Paroquial da Igreja de São João Batista às 15h
– 22/05 – Porto Belo: Espaço Bonequiando às 15h
– 23/05 – Itajaí: Casa da Cultura às 15h
– 26/05 – Brusque: Fundação Cultural às 15h
– 28/05 – Rio do Sul: Fundação Cultural às 15h
– 29/05 – Timbó: Museu da Música às 15h

 

Imagem: Prefeitura de Penha