SANEAMENTO BÁSICO PENHA URGENTE: movimento mobilizou moradores de Penha neste domingo

O movimento “SANEAMENTO BÁSICO PENHA URGENTE” ganhou vida e tomou corpo na manhã deste domingo, em Penha. Moradores se reuniram ao lado do molhe do rio Iriri, na Praia Alegre, e após uma roda de conversa, seguiram com faixas e cartazes ao longo da Rua Ivo Silveira, a avenida beira-mar.

“Saneamento básico, conscientização de todos!”, dizia uma faixa, enquanto outra trazia a seguinte mensagem: “Não queremos promessas, queremos saneamento”.

As várias línguas de esgoto que atravessaram as areias das praias de Penha até chegarem ao mar, além de um embaraço que afeta a imagem turística do município, são principalmente um grave problema de saúde pública. Por estas e outras situações.

“Foi uma iniciativa dos moradores e foi só um primeiro encontro de muitos outros, não vamos desistir até que antecipem o saneamento. A nossa união vai fazer com que os responsáveis tomem uma atitude”, concluiu a Luiza, uma das organizadoras.

“TODOS tem que se conscientizar que antes de construir, pavimentar/asfaltar ruas, temos que ter SANEAMENTO BÁSICO, caso não haverá mais balneabilidade nas nossas praias e a fauna marinha será destruída em curto espaço de tempo”, afirmou o morador Rolf.

Já o presidente da AMAQ (Associação de Moradores do Quilombo e Centro) deu a seguinte declaração: “queremos parabenizar os organizadores, a AMAPRA, AMAPG, e todos os moradores da cidade de Penha que se prontificaram a estar aqui em um domingo ensolarado de praia reivindicando uma coisa básica que nossa cidade deveria ter que é o saneamento. Nós da AMAQ estamos sempre prontos a somar e dedicar forças ao bem comum que seria no mínimo o básico da nossa cidade, termos o saneamento básico”.

Do poder público, apenas um vereador, Ferrão Vailatti, se fez presente no evento.

Imagem: Divulgação / Informações: www.penhaonline.com

.