“Praia Limpa #EuCuido” retira uma tonelada de lixo do acesso à Praia do Bananal

Cerca de uma tonelada de lixo foi recolhida nos arredores do acesso à Praia do Bananal, no centro de Penha. O trabalho, realizado no último dia 12, faz parte das ações previstas dentro do Programa Bandeira Azul e foi batizado de “Praia Limpa #EuCuido”. A próxima ação de limpeza está marcada para o dia 26, na Bacia da Vovó e Praia da Saudade.

Outras 30 ações de limpeza de praias, trilhas, costões e na Ilha Feia estão previstas para ao longo do ano dentro do “Praia Limpa #EuCuido”. A próxima está agendada para às 8h do sábado do dia 26. Ela acontece nas praias certificadas pelo Bandeira Azul, Bacia da Vovó e Praia da Saudade, também no centro da cidade. Para participar, basta ir à praia. “Todos são convidados. O coletivo fortalece o trabalho”, convida o secretário de Turismo, Cleber Neumann.

Ainda dentro do “Praia Limpa #EuCuido” – criado por conta do Bandeira Azul, certificação atribuída ainda à Praia Grande – serão realizadas quinze ações de educação ambiental com escolas e comunidades e, por fim, o manejo, proteção e plantio de espécies nativas. “O Bandeira Azul é complexo e busca fomentar uma nova consciência social sobre a temática do meio ambiente, do qual somos parte integrante”, diz Cleber.

“O resultado dessa primeira ação de limpeza revelou que precisamos avançar muito em termos de consciência social voltada à preservação do meio ambiente. A Praia do Bananal é um recanto de pouco acesso, mas resultou em um volume imenso de lixo recolhido. Fica claro que alguns frequentadores simplesmente jogam em meio à natureza o rejeito dos produtos que consomem em sua permanência no litoral. Infelizmente, sem ações como estas, esse lixo demorará milhares de anos para se decompor“, finaliza Cleber.

 

Imagem: Prefeitura de Penha