IMP promove limpeza do rio e visita ao parque natural municipal com apoio de voluntários em Balneário Piçarras

Mais de 50 voluntários, entre eles, o prefeito Tiago Baltt, secretários municipais representantes de ONGs Ambientais e do Rotary Clube participaram da limpeza do Rio Piçarras na manhã de sábado (25). A ação idealizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMP) marcou o encerramento do Programação “Memórias e Riquezas para Sempre” com uma semana de atividades voltadas a preservação do meio ambiente.

O prefeito Tiago Baltt fez a abertura oficial do evento no pátio da Colônia de Pescadores. “É com grande alegria e satisfação que vamos estar juntos com a comunidade mais uma vez para praticar uma importante ação de preservação, consciência e conhecimento das nossas riquezas naturais”, comentou Tiago.

Com apoio de embarcações de marinas e de barcos de pesca, os voluntários começaram a limpeza do rio por volta das 9h30, com saída da Colônia de Pescadores em direção ao Parque Natural Municipal. Com luvas e sacos de lixo, os participantes da ação foram recolhendo objetos às margens do rio durante o trajeto. Na volta foi servido um café da manhã de confraternização com os pescadores.

A presidente do IMP, Rosemari Bona, acrescentou que além da ação de limpeza a proposta do evento é a confraternização com os pescadores. “O IMP não é apenas um órgão de fiscalização e proibição, muito pelo contrário, nós estamos aqui para promover atividades de educação ambiental ajudando a orientar os pescadores no sentido de preservar nossa fauna e nossa flora”, ressaltou Rosemari.

“A ação de limpeza é importante para nossa cidade, incentivando a prática do turismo com desenvolvimento sustentável. O visitante é atraído pela limpeza, pelo crescimento ordenado e Balneário Piçarras vem apresentando tudo isso e nós estamos fazendo nossa parte que é participar do evento”, observou o presidente do Rotary Club local, Jonathas Bernardo.

Para o coordenador do Instituto Anjos do Mar Brasil, Marcelo Nicéia, destacou o momento de integração entre pescadores, marinas e prefeitura. “Nosso instituto tem essa missão de salvar vidas e proteger os oceanos e essa é uma tarefa coletiva. Precisamos cada vez mais dessa cooperação. A ação de hoje reflete diretamente na atividade pesqueira. A limpeza conserva o ambiente onde os profissionais de pesca ganham seu sustento, além da retirada do lixo que acaba sendo ingerido pelas espécies”, explicou Marcelo.