Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) realiza plantio de mudas e lançamento do Programa Selo Verde

Neste 21 de setembro, dia da árvore, o Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) promoveu o plantio de mudas e o lançamento do Programa Selo Verde, que irá certificar os empreendimentos locais que atendam a critérios de sustentabilidade. As atividades deram continuidade à programação de “Memórias e Riquezas para Sempre”, uma semana da conscientização ambiental idealizada pelo IMP.

O plantio de mudas de Pitangueira, Grumixama, Araçá, Amoreira e Pata-de-Vaca foi realizado na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Secretaria Municipal de Turismo. As árvores fornecerão frutos e sombra. “Realizamos a ação de plantio de espécies nativas no município. Trocamos algumas espécies que estavam em más condições de desenvolvimento por espécies mais robustas e frutíferas ”, explica a presidente do IMP, Rosemari Bona.

A Família Batista, que habita Balneário Piçarras há mais de 100 anos, foi convidada a prestigiar o evento que visa valorizar as memórias e riquezas naturais e históricas do município. “Neste dia tão importante, procuramos passar para a nova geração a mensagem de que temos que cuidar do meio ambiente e de Balneário Piçarras, que a gente tanto ama”, relata Manoel Batista.

Os eventos contaram com a presença do prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt, o secretário de Turismo, Lávio Dalfovo, a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Iria Quintino, o secretário de Esportes e Lazer, Ubiratan de Andrade Júnior, a secretária de Educação, Blaise da Cruz Duarte, o secretário de Assistência Social, Paulo Debatin, o secretário de Obras, Orli Carlos Ferreira Júnior, o secretário de Administração, Marcelo Crivelatti, a presidente do IMP, Rosemari Bona, técnicos do IMP, membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Piçarras (CDL) e membros da Arxo Industrial do Brasil.

Foi realizado o lançamento oficial do Programa Selo Verde, que integra ações do Plano de Combate ao Lixo do Mar de Balneário Piçarras relacionado ao compromisso assumido pelo município com a ONU Meio Ambiente na Campanha Mares Limpos. Empreendimentos da construção civil, indústrias, comércios e prestadores de serviços públicos ou privados poderão ser certificados nas categorias “Insumos Sustentáveis e Resíduos Sólidos”, “Recursos Hídricos e Drenagem Urbana” e “Economia Energética e Mobilidade”.

“Em relação ao comércio, é importante apoiar essa iniciativa que é mais um incentivo para que as pessoas pensem no futuro e na qualidade de vida que será deixada para nossos filhos”, reforça Myrcéa Pedra Hume, diretora do Sistema de Proteção ao Crédito da CDL de Balneário Piçarras.

Na Colônia de Pescadores de Balneário Piçarras foram plantadas 10 mudas de Ipê-Roxo, Ipê-Branco, Araçá ,Inga, Jabuticabeira  e Pitangueira, com a presença da presidente da Colônia e vereadora Adriana Fortunato. Neste sábado (25), a programação será encerrada com uma limpeza do Rio Piçarras e passeio fluvial ao Parque Natural Municipal Rio Piçarras, com saída da Colônia de Pescadores, onde haverá palestra do Instituto Anjos do Mar sobre a aliança entre sustentabilidade e pesca artesanal e da empresa Euro Ambiental. Posteriormente, no Parque Municipal, docentes da Univali, falarão sobre o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Rio Piçarras com relatos do desenvolvimento do estudo da área do Parque.

“Vai ser a nossa primeira entrada no parque municipal e a Univali fará uma apresentação de espécies de flora e fauna já identificadas. Na volta, realizaremos a limpeza das margens do Rio Piçarras”, enfatiza a presidente. O Instituto do Meio Ambiente disponibilizou caçambas de lixo na Colônia de Pescadores para que a população descarte resíduos eletrônicos, de construção móveis e pneus até sábado (25). Os resíduos serão encaminhados para a ONG Eco Local Brasil e revertidos em brinquedos para os filhos dos pescadores e associados da Colônia de pescadores, que serão entregues no dia das crianças pela equipe do IMP.