IMP recebe IPHAN para vistoriar áreas em Balneário Piçarras

A vistoria foi acompanhada pela Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), Rosemari Bona, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SECPLAN), Rodrigo Meirinho Morimoto, o Secretário de Obras, Orli Carlos Ferreira Júnior, o Secretário de Turismo, Lávio Lúcio Dalfovo, e a Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Iria Lúcia Quintino

Na manhã desta segunda-feira (9), a arqueóloga do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ágatha Ludwig, esteve em Balneário Piçarras com o objetivo de vistoriar os Sítios Arqueológicos catalogados no município.

A vistoria foi acompanhada pela Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), Rosemari Bona, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SECPLAN), Rodrigo Meirinho Morimoto, o Secretário de Obras, Orli Carlos Ferreira Júnior, o Secretário de Turismo, Lávio Lúcio Dalfovo, e a Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Iria Lúcia Quintino.

De acordo com documento emitido pelo IPHAN, há três sítios arqueológicos cadastrados em Balneário Piçarras, localizados no Bairro Santo Antônio, e classificados, de modo geral, como Sambaquis. No Brasil, os Sítios Arqueológicos são protegidos por lei e considerados patrimônio cultural da região.

“Um dos motivos de termos solicitado a vistoria dos técnicos do IPHAN, foi devido à proximidade observada de um sítio arqueológico cadastrado à área do Parque Natural Municipal do Rio Piçarras, dessa forma, observou a necessidade de preservação, além de ambiental, histórico-cultural. Se confirmada a existência do sítio arqueológico, a intenção é incorporar ao Parque e, assim, definir o polígono de abrangência, cercar e identificar, com o intuito de oportunizar aos visitantes contato com a história e com os indícios da existência de nossos antepassados na região”, ressalta a Presidente do IMP, Rosemari Bona.

Sobre o Parque Natural Municipal Rio Piçarras

A criação do PNM Rio Piçarras, de área de 74,73ha, visou à preservação de ecossistemas naturais nas margens do Rio Piçarras de grande relevância ecológica e beleza cênica, a fim de possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolver atividades de recreação em contato com a natureza, educação e interpretação ambiental e de ecoturismo.

Cerca de 97% (72,8ha) da área do Parque é coberta por vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas), sendo 18,6ha em estágio primário, 47,8ha em estágio médio/avançado de regeneração e 6,4ha em estágio inicial de regeneração.

Estima-se para o parque a implantação de cerca de 3km de trilhas ecológicas, áreas de lazer e educação ambiental e um mirante panorâmico com vista de 360º para a Orla da Praia de Balneário Piçarras, para a vegetação nativa e meandros do Rio Piçarras, e ainda, para as morrarias localizadas no interior do munícipio. A intenção é que o Parque seja utilizado pelos moradores, sobretudo alunos das escolas, e população flutuante na alta temporada.