Frio intenso vai dar uma pausa nos próximos dias, mas virá com força máxima na próxima semana

Onde era pra estar muito frio, está quente para os padrões de julho; onde era pra estar quente, está muito frio.

Este é o retrato da América do Sul neste momento. O Centro da América do Sul está sob influência de uma massa de ar frio, uma verdadeira bolha de ar gelado, enquanto a parte meridional do continente está sob uma massa de ar (não quente) de temperatura muito acima da média desta época do ano na região.

Localidades patagônicas que habitualmente nesta época do ano registram mínimas tão baixas como -5ºC a -15ºC começaram a semana e seguem com marcas positivas. As mínima de segunda-feira, por exemplo, foram de 3,6ºC em Ushuaia e 1,6ºC em Rio Grande, na Terra do Fogo.

Neste mesmo dia, o amanhecer teve mínimas de -4,4ºC em Guarapuava, -4,2ºC, em Ponta Grossa, -2,6ºC em Pato Branco, -1,7ºC em Cascavel e -0,9ºC em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A tarde, Ponta Porá (MS) estava com 14,3ºC, Maringá (PR) registrava 14,6ºC, Campos Novos (SC) tinha 8,9ºC e os termômetros indicavam temperatura de 11,5ºC em Porto Alegre.

A atmosfera se comporta em ondas e as erupções de ar frio estão associadas a padrões de onda longa. Neste momento, há uma onda longa no Atlântico com ar frio alcançando o Sul do Brasil e outra avançando pelo Pacífico em direção ao Chile.

Entre estas duas ondas há ar mais quente de Norte que está no Sul do continente e traz temperatura muito acima da média na região e superior a de locais de clima muito mais temperado situados no Brasil.

Nesta quarta-feira (21), o amanhecer foi muito frio em várias áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, mas, de forma gradativa a temperatura mínima começa a subir, e a partir da quinta-feira (22), as temperaturas e sensação térmica ficam um pouco mais agradáveis. De forma geral as noites ainda serão frias em áreas do centro-sul do Brasil, mas a sensação vai ser de um pouco mais de calor a tarde. A sexta-feira (23) e o sábado (24) serão marcados por sol, tempo firme e grande amplitude térmica no Sul e no Sudeste do país.

No domingo (25), uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul, trazendo chuva para áreas do estado gaúcho. Em Penha, está previsto para quarta-feira da próxima semana, um frio ainda mais forte do que tem feito nos últimos dias. Preparem as cobertas!

 

Com informações do MetSul e Clima Tempo