Confira os cuidados necessários para não cair nos principais golpes envolvendo o Pix e saiba como utilizar a modalidade com segurança

O Pix é um serviço de pagamentos e transferências instantâneas entre bancos, ele funciona 24h por dia, incluindo feriados e finais de semana. Este método não necessita de dados bancários, as transferências são feitas a partir das chaves Pix ou QR Code.

O sistema é considerado confiável e seguro, as fraudes estão ligadas a descuidos dos usuários ou técnicas usadas pelos golpistas para obterem os dados das pessoas.

Principais golpes usados no Pix

Confira os principais golpes que podem acontecer e como fazer para se proteger contra cada um deles.

O golpe: invasão de conta

Através de mensagens suspeitas disparadas por SMS, WhatsApp e páginas da web, o golpista tem acesso aos dados da vítima e invade a conta bancária, desviando o dinheiro via Pix.

Como se prevenir?

  • Não clique em links suspeitos, fique atento a mensagens ou links que peçam sincronização, atualização de senhas, chaves de acesso ou novos cadastros. Na dúvida entre em contato com o banco por meio dos canais oficiais;
  • Não responda mensagens suspeitas e sempre verifique o número de quem está enviando.

O golpe: central de atendimento falsa

Neste caso, a vítima interage com a central de atendimento falsa respondendo assuntos sobre segurança, cadastramento, ou problemas relacionados ao Pix. Ao fingir que está resolvendo a situação, o golpista pede acesso às credenciais ou até mesmo ao banco da vítima, realizando o golpe.

Como se prevenir?

  • Sempre desconfie de mensagens e tentativas de contato suspeitas, verifique se os números de telefone são desconhecidos e não forneça nenhuma informação pessoal, principalmente credenciais de acesso e senhas;
  • Nunca permita acesso remoto ao seu computador ou celular nem procedimentos de segurança durante o contato. Não envie captura de tela ou vídeos que mostrem os seus dados ou a sua conta.

O golpe: clonagem de WhatsApp

Aqui o golpista tem acesso ao WhatsApp da vítima e envia mensagens falsas para a lista de contatos pedindo algum valor via Pix. Na mensagem alegam que precisam de dinheiro emprestado para alguma emergência.

Como se prevenir?

  • Ligue para a pessoa que pediu a transferência para confirmar. Caso suspeite que o WhatsApp foi clonado, faça uma ligação ou use outro canal de comunicação;
  • Caso o seu WhatsApp tenha sido clonado peça ajuda através do SAC do aplicativo e da sua operadora e use suas redes sociais ou outro canal de comunicação para informar seus amigos e parentes que algo está errado;
  • Se possível, avise pessoas próximas (aquelas que provavelmente você pediria dinheiro em uma emergência) que você irá ligar para elas caso haja algum imprevisto, mas nunca pedirá dinheiro pelo WhatsApp.

Lembre-se: entre em contato com o seu banco em caso de perda ou roubo do seu aparelho celular para evitar problemas.

O golpe: venda falsa

Este golpe é feito através da venda de algum produto em uma rede social ou site de uma loja. O golpista negocia com a vítima para que o pagamento seja feito pelo Pix, mas o produto não existe e a venda é falsa.

Como se prevenir?

  • Pesquise se as ofertas ou produtos são confiáveis, verifique se a loja existe, confira os sites especializados em reclamações;
  • Se for um perfil em uma rede social, veja se a conta da loja ou usuário é oficial, desconfie de grandes promessas que envolvem retorno financeiro. Confira sempre as políticas de devolução da sua compra e opte por lojas conhecidas.

Caí em um golpe, e agora?

Caso você tenha caído em um desses golpes mencionados, é ideal que você acione a polícia e a sua instituição bancária. Você também pode registrar uma reclamação no Banco Central contra a instituição onde o golpista possui conta.

Lembre-se que você tem direito ao Serviço de Atendimento ao Consumidor. Caso o seu problema não seja resolvido você pode recorrer ao Procon. Procure informar as pessoas do seu convívio sobre o ocorrido, para que a situação não se repita com uma delas.

 

Imagem: freepik