Golpe do bilhete premiado: não caia nessa

Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, geralmente o golpe é aplicado em área central das cidades ou próximo às residências das vítimas, e os criminosos abordam principalmente idosas.

O golpe pode envolver vários estelionatários que agem simultaneamente; o golpista pede informações do endereço do banco porque tem um bilhete premiado para trocar.

Em alguns casos, o golpista fala que um familiar possui um bilhete premiado e em seguida surge um segundo golpista para dar veracidade àquela história que está sendo contada; ele pode ainda simular ligações para bancos e pessoas para confirmar o prêmio.

Há casos que surge um terceiro estelionatário que se dispõe a ajudar, como se não conhecesse os golpistas.

A partir disso, o primeiro golpista pede ajuda para sacar o dinheiro do bilhete premiado, diz que é analfabeto ou que não possui documentos de identificação para retirar o prêmio, prometendo dividir o prêmio com quem ajudá-lo.

O estelionatário então pede dinheiro à vítima como “garantia” que não será “enganado”. A vítima vai ao banco e faz o saque do valor solicitado.

Como evitar?

A prevenção é importante tendo em vista que o golpe envolve dinheiro em espécie e a recuperação do valor é muito difícil.

– As pessoas devem alertar seus familiares a respeito do golpe;
– Não acredite em histórias similares de dinheiro fácil, principalmente em abordagens de rua por desconhecidos;
– Diga que não pode ajudar;
– Na dúvida, acione a Polícia ou procure uma Delegacia de Polícia mais próxima para informar o fato.

Denuncie 181
WhatsApp (48) 98844-0011

 

Imagem: freepik