Janete Krueger em: ARQUITETURA E ENGENHARIA

ARQUITETURA E ENGENHARIA

Você sabe a diferença entre Arquitetos e Engenheiros? Ou então a diferença entre projetos de Arquitetura e Estrutural? Não?! Então segue a leitura.

O Arquiteto e Engenheiro civil tem habilitações muito semelhantes quando se trata de questões legais, mas na realidade tem suas diferenças.

O arquiteto, que tem sua faculdade mais voltada para o projeto arquitetônico que planeja a utilização do espaço, projetando os ambientes internos, fachadas, uso e ocupação da edificação e seu entorno, baseado em conceitos de conforto térmico e acústico, necessidades dos clientes, enfim, a famosa “planta” é atribuição de arquiteto.

 

 

O engenheiro civil é mais preparado durante a sua faculdade para cálculos estruturais, implantação e execução de obras, desenvolvimento de projetos complementares como  elétrica, hidráulica e estrutural, analisando as condições do solo, definindo o tipo de fundação, dentre outros quesitos.

Ambos permeiam por vezes em outras áreas, por aptidão ou necessidade para atender um cliente, mas a verdade é que ao escolher o profissional que vai atender seu projeto, você como cliente, precisa escolher o que mais se identifica com sua necessidade. O ideal é o “casamento” entre Arquiteto e Engenheiro Civil, para que assim o projeto e a construção tenham qualidade garantida. Lembrando que obras mais complexas exigem inclusive profissionais com outras especializações, como engenheiro elétrico, topógrafo, engenheiro eletrônico, dentre outros. Mas para edificações de baixa e média complexidade é importante que você escolha, no mínimo, a dupla “arquiteto e engenheiro” para desenvolver seus projetos.

Vamos contar agora um pouco mais sobre três tipos de projetos:

O PROJETO ARQUITETÔNICO  é a materialização da ideia, do espaço imaginado, é a representação da concepção projetual, baseado em um conceito definido. O projeto arquitetônico é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e assim, a partir deste, se torna um espaço construído que abrigará pessoas e animais.

O PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES é a concepção do espaço interno da edificação que precisa considerar sempre as preferências pessoais de quem vai ocupar o lugar. É preciso também combinar uma série de elementos desde formas, linhas, texturas, luzes e cores, para assim compor espaços que satisfaçam todas as necessidades funcionais, objetivas e subjetivas de modo que seja harmônico. Esse projeto inclui móveis, acabamentos, acessórios e ornamentação.

O PROJETO ESTRUTURAL determina os elementos estruturais (fundação, pilares e vigas ou alvenaria estrutural, e lajes) que têm como objetivo sustentar a edificação, transmitindo suas cargas acidentais e permanentes ao solo. Este projeto, que por vezes é “deixado de lado” pelos proprietários é fundamental para a segurança da edificação e também para que não se use aço e concreto em demasia. E quando esta responsabilidade é deixada ao pedreiro, este pode colocar o quanto considera seguro, sem qualquer critério técnico.

Quer saber mais sobre outros projetos? Tem curiosidades sobre essa área? Então escreva abaixo suas duvidas. Mas não se esqueça de marcar esta arquiteta que lhes escreve, pra poder lhe responder. Combinado?