Hoje estreia a nova colunista do Notícias de Penha: Amanda Theo com “Um viva aos trabalhadores da nossa Cultura”

Amanda é carioca, mãe, administradora e roteirista, já trabalhou como repórter e editora. Atua na cultura há mais de dez anos. Como produtora cultural prioriza projetos pautados na sustentabilidade e com base social. Já produziu diversos espetáculos teatrais, musicais e exposições. Hoje divide seu tempo entre as atividades do Coletivo Cultural Ecovida do qual é idealizadora, as atividades do Espaço Cultural LD Casa das Artes e os projetos da Nosotras Produções criando e conduzindo projetos com sua amiga Silvia Santana.

Por Amanda Theo

Nosso país tem uma das culturais mais ricas do mundo devido à diversidade da miscigenação dos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira, é uma mistura tão incrível que temos costumes europeus, africanos, asiáticos e indígenas, em que outro lugar do globo encontramos isso?

Um dos pontos fortes da nossa cultura é a culinária, temos Feijoada e Mocotó delícias criadas pelos nossos antepassados escravizados que transformaram restos em iguarias incríveis. Dos indígenas recebemos a Tapioca e o costume de consumir Legumes, Frutas e peixes. Dos europeus ganhamos cerveja, defumados, pão e sopa.

E nas artes? Nesse quesito somos imbatíveis! Nossa cultura popular é recheada de artistas maravilhosos que mesmo com todas as dificuldades conseguem desenvolver projetos dando vida aos sonhos.

Nossa arte popular passeia no artesanato, dá um banho na literatura, enaltece na música, brinca nos picadeiros e emociona nas artes cênicas. Mesmo com talentos reconhecidos mundialmente, muitos não são reconhecidos em nossa pátria, esse é um dos maiores equívocos que uma nação pode cometer.

 Se aprendemos algo com a pandemia recente é que a arte nos ajuda a superar desafios, sem ela nossos infortúnios seriam ainda mais difíceis. Imagine sua vida sem Livros, Seriados, Filmes, Quadrinhos, sem poder escutar sua música favorita ou assistir aquele canal do Youtube?

 

 

Já parou para pensar no trabalho que dá para produzir um episódio do seu desenho predileto? Quantas horas um profissional emprega para editar um vídeo de 5 minutos? Quantos meses são necessários para a criação de um espetáculo teatral ou quantas horas de ensaios de uma coreografia? A quantidade de trabalhadores das artes é muito maior que a vista no palco ou tela, somos um grupo gigantesco que sonha com o dia em que poderemos nos dedicar exclusivamente ao que amamos: levar emoção e alegria ao nosso povo tão sofrido.

A partir de hoje faremos uma série de artigos sobre os diversos segmentos artísticos, as peculiaridades da nossa cultura, história de alguns artistas e as maiores dificuldades que encontramos na área.  

Embarquem conosco nesta jornada!

 

 

Imagem: Freepik