Penha lança novo programa “Virando o jogo” e amplia público de oficinas esportivas

As oficinas esportivas para a comunidade de Penha estão de cara nova e com muito mais abrangência social. A partir desta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o Governo Municipal amplia as oportunidades de formação com o Programa Municipal “Virando o Jogo”, que abre suas inscrições no Ginásio de Esportes Sebastião João de Souza, no centro.

A partir de agora, além de nove modalidades para as crianças, serão outras duas para adultos e duas para idosos. “Nossa ideia era ampliar as opções oferecidas com o suporte da Fundação Municipal de Esportes, a FME”, reforça o prefeito Aquiles da Costa. As oficinas com os alunos do extinto “Projeto Contraturno” vão seguir, agora dentro do “Virando o Jogo”; porém, novas faixas etárias compõem o novo programa.

Para as crianças, Penha abre inscrições nesta segunda-feira, dia 22, nas modalidades de tênis de mesa, futsal, basquete, judô, surfe, stand up paddle, caratê, tênis e “funcional kids” (aula de jogos, gincanas, brincadeiras e circuitos especialmente desenvolvidos para trabalhar habilidades motoras dos pequenos).

Já adultos terão aulas de stand up paddle e esporte adaptado para pessoas com deficiência, e a melhor idade será contemplada com academia ao ar livre orientada, bocha e dominó. O gerente da FME, Carlos Cesar de Souza, estima que neste início, o “Virando o Jogo” atingirá 500 pessoas, com dois professores à disposição por modalidade.

As crianças seguirão em horário alternativo ao escolar, e enquanto um professor ministra a aula em quadra, o outro fica especificamente cuidando das medidas sanitárias: medindo temperatura, controlando o uso de máscara quando necessário, mantendo a higienização dos alunos, independentemente de idade. “Queremos chegar a 1.500 pessoas no pós-pandemia”, comenta o gerente.

Nas modalidades coletivas, estarão em quadra 15 pessoas por horário; já nas individuais, 10 pessoas, com o distanciamento. As aulas do “Virando o Jogo” acontecerão nos ginásios Sebastião João de Souza, no centro, Aníbal Lara Cardoso, da Cohab e ainda no Ginásio do Sesc, no Nossa Senhora de Fátima e na quadra poliesportiva Zé Lídio da Costa, ginásio vinculado à Escola Básica Municipal Rubens João de Souza, também no centro. As aulas ao ar livre serão na Praia Grande, Praia do Trapiche e Academia da Saúde da Praia do Quilombo. Os horários estão em fase de definição.

Carlos reforça que as crianças precisam de matrícula e frequência regular em suas respectivas escolas, e os idosos serão treinados para participar das modalidades de bocha e dominó nos Jogos Abertos da Terceira Idade, os JASTI. “O Virando o Jogo é uma excelente oportunidade de aprendizado e integração. Será um novo momento”, observa o prefeito Aquiles. O ginásio Sebastião João de Souza, onde acontecem as inscrições, fica na Rua Avelino João Reis, nº 280, no centro. 

Programa Virando o Jogo

Crianças
– Tênis de Mesa
–  Futsal
– Basquete
– Judô
– Surf
– Stand up paddle
– Caratê
– Tênis
– Funcional Kids

Idade Livre
Esporte adaptado para pessoas com deficiência
– Stand up paddle

Idosos
Academia ao ar livre orientada
– Bocha e Dominó