Você conhece os vereadores de Penha? Confira uma descrição resumida do perfil pessoal e profissional deles

Nesta segunda-feira (25) os vereadores de Penha oficialmente iniciam as atividades da 16ª Legislatura (01/01/2021 – 31/12/2024). Você conhece o vereador em quem votou? Conhece o perfil dos demais? Veja a seguir uma descrição resumida do perfil pessoal e profissional de cada vereador eleito.

 

>>> Adriano de Souza

Conhecido em toda a comunidade penhense como Tibeco, o vereador Adriano de Souza tem 39 anos e foi eleito para a sua segunda legislatura com 554 votos, sendo o terceiro mais votado em 2020.

Filho do pescador Dulcelino e da dona de casa Lúcia, Tibeco criou-se no bairro da Armação, é casado há 20 anos com Fábia Fernanda Paz de Lima de Souza e é pai de Diego, Lucas e Gabriel.

Há 18 anos Adriano de Souza é servidor público municipal da Secretaria da Fazenda, onde ocupou o cargo de diretor de tributação e cadastro entre os anos de 2009 a 2012.

Filiado ao PSDB desde o ano de 2006, Tibeco entrou na política muito jovem, sempre acompanhando as demandas sociais por meio de seu trabalho como servidor público e também da sua atuação nos trabalhos sociais da igreja Assembleia de Deus da Armação.

Seu primeiro mandato como vereador foi na 14ª Legislatura, de 2013 a 2016, tendo neste período assumido a secretaria da Educação por um ano (2015).

No ano de 2016 candidatou-se a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo empresário Julio César Duarte da Silva (o Julio Lanches), em uma coligação do PSDB com o DEM e o PP, que ficaria em segundo lugar naquelas eleições municipais.

De 2017 a 2019, Tibeco foi assessor parlamentar do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), levando as demandas da região para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

 

>>> Antônio Alfredo Cordeiro Filho

Antônio Alfredo Cordeiro Filho, conhecido por todos como Toninho, é natural de Penha, onde nasceu em 25/10/1961, no bairro Santa Lídia. Morador do Gravatá, o vereador trabalhou muitos anos como garçom e vai para o seu terceiro mandado, sendo os dois primeiros pelo DEM. Em 2020 migrou para o MDB e foi o segundo vereador mais votado para a 16ª Legislatura, obtendo 641 votos.

Seu primeiro mandato foi em 2012, eleito com 404 votos, tendo entrado para a política com apoio e influência de nomes conhecidos como os ex-prefeitos Clóvis Bergamaschi e Sebastião Reis.

Nas eleições de 2016, o vereador logrou êxito novamente, sendo reconduzido para a Câmara de Vereadores de Penha com expressivos 472 votos, o quarto mais votado daquela legislatura.

Filho do pescador Antônio Alfredo José Cordeiro com a dona de casa Alzerina Cordeiro Tavares, Toninho é pai de três filhos: Adriana, Ana e Luiz.

As principais bandeiras do vereador consistem na melhoria na saúde e a garantia dos direitos da terceira idade. Toninho também sempre atuou como voluntário, organizando torneios de futebol e buscando incentivar o esporte entre as crianças de Penha.

 

>>> Célio Adolfo Francisco

Celinho, como é conhecido por todos, nasceu em 30 de dezembro de 1963. Há 40 anos trabalha como mecânico, profissão que herdou do pai, o seu Adolfo Matias Francisco.

Filho da dona de casa Maria Andrade Francisco, Celinho é casado com Onésia dos Santos Teixeira com quem tem dois filhos: Manuel João e Mateus André, sendo avô de dois netos.

Morador da Armação, o parlamentar foi eleito para o segundo mandato na 16ª Legislatura, tendo sido vereador pela primeira vez entre os anos de 2005 a 2008, ocasião em que obteve 260 votos. Em 2020 foi um dos vereadores mais votados, obtendo a confiança nas urnas de 420 eleitores.

Celinho pretende focar a sua atuação no Legislativo Penhense para o desenvolvimento do esporte e do turismo no município, bem como para a geração de emprego e renda.

Em seu primeiro mandato o parlamentar se orgulha de ter conseguido recursos para Penha, possibilitando na ocasião a reforma do trapiche, da igrejinha do São João e da pracinha da Armação – tudo isso com recursos de emendas parlamentares que conseguia através de sua articulação com deputados.

Celinho criou-se no centro de Penha, na antiga rua São Paulo, atual rua Domingos Manoel Corrêa. Há muitos anos, porém, construiu a sua oficina na rua Inácio Francisco de Souza, no bairro da Armação, com muito trabalho e dedicação para sustentar a sua família.

>>> Everaldo Dal Pozzo

Everaldo Dal Pozzo*, conhecido por todos como Italiano, está em sua segunda legislatura. Foi o vereador mais votado da história de Penha nas eleições de 2016, obtendo 884 votos (na época pelo MDB), agora retornando para a 16ª Legislatura como o mais votado de sua nova sigla, o Partido Liberal (PL), tendo obtido 293 votos.

Natural de Manfrinópolis (Paraná), nascido em 27 de julho de 1970, Italiano trabalhou como agricultor, servente de pedreiro, corretor de imóveis e ator no Parque Beto Carrero World, onde trabalha desde 1991.

Dal Pozzo veio para Penha para trabalhar como servente de pedreiro na construção do Parque, onde mais tarde se tornaria integrante do corpo cênico no espetáculo Excalibur.

Participante ativo da comunidade penhense, Italiano integrou vários conselhos e associações e fez parte da diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de Santa Catarina.

O vereador penhense tem como principais bandeiras o desenvolvimento do turismo, a segurança pública e a valorização dos artistas locais, bem como o apoio aos pescadores e aos proprietários de salgas.

Em seu segundo mandato, Italiano espera retribuir a confiança que recebeu dos eleitores nas urnas, buscando o desenvolvimento do município de Penha.

Italiano é casado com Rosângela Andreatta, corretora de imóveis.

* Em 2020, Italiano alterou seu sobrenome em cartório. Dal Posso passou a ser grafado Dal Pozzo.

 

>>> João Antônio Costa

João Antônio Costa, o Barriga, nasceu em 11 de janeiro de 1988 e criou-se no bairro da Armação do Itapocoroi.

Nascido em uma família de seis irmãos, Barriga é filho do pescador Carlos Antônio Costa, o Calinho da Custódia e da professora Otacília Batista Pinto Costa.

A política corre no sangue da família. Seu Calinho foi um dos primeiros filiados do MDB e desde cedo Barriga aprendeu com o pai e suas irmãs a importância da participação na vida da comunidade.

Supervisor operacional na empresa Orbenk, candidatou-se pela primeira vez nas eleições de 2020 obtendo 337 votos nas urnas, garantindo assim uma cadeira na Câmara de Vereadores de Penha.

Barriga é casado com a servidora pública Aline dos Santos Vieira e é pai de seis filhos.

Entre suas principais bandeiras estão a defesa da pesca artesanal e também do esporte na cidade – principalmente o futebol amador, pelo qual é apaixonado.

Preocupado com as questões sociais, Barriga também tem como foco a luta e o cuidado com as pessoas carentes do município e o atendimento dos anseios da população penhense.

O vereador espera que a 16ª Legislatura seja de muito trabalho e disposição, sempre pensando no interesse da comunidade. “Meu gabinete vai ser na rua”, garante Barriga.

 

>>> Luiz Fernando Vailatti

Luiz Fernando Vailatti é natural de Blumenau (SC), onde nasceu em 19 de agosto de 1967.

Conhecido por todos como Ferrão, apelido que tem desde a juventude por conta de seu temperamento expansivo, Vailatti é empresário, tendo atuado a maior parte da sua vida com o comércio e, mais recentemente, com promoção de eventos.

Casado há 35 anos com a dona de casa Odete de Oliveira Vailatti, Ferrão teve três filhos (o mais velho falecido) e é avô de uma netinha.

Sua vida na política começou nos anos 90, quando filiou-se ao antigo PFL, sigla que mudaria posteriormente para Democratas (DEM). Mais tarde Ferrão deixaria a sigla para fundar em Penha o PSD, sendo inclusive presidente do partido pelo qual se candidatou pela primeira vez a vereador no ano de 2016, ficando na primeira suplência por uma diferença de apenas quatro votos.

Durante as duas gestões do prefeito Evandro dos Navegantes (PSDB), entre os anos de 2008 a 2016, Ferrão foi secretário municipal de Pesca e Agricultura. Em seguida foi assessor parlamentar do deputado estadual do deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD) e depois do deputado Nazareno Martins (PSB).

Nas eleições de 2020 Ferrão candidatou-se novamente à uma vaga na Câmara de Vereadores de Penha e foi eleito pelo Podemos (PODE) com 286 votos nas urnas.

Vailatti é um defensor da causa animal e pretende fazer um mandato compartilhado com as pessoas que lutam pela pesca artesanal e pela cultura (Ferrão é fã do bom e velho rock’n roll) na cidade.

Para o parlamentar do Podemos, um dos grandes desafios de Penha é a questão da água e do saneamento básico que são fundamentais para que o município possa continuar crescendo.

Ferrão pretende fazer uma oposição séria ao atual governo municipal, de maneira propositiva e sempre pensando no melhor para o município e para a população penhense.

 

>>> Mário Dionísio Moser

Mário Dionísio Moser foi eleito pelo partido Democratas com 505 votos nas eleições de 2020.

Nascido em Balneário Piçarras em 8 de janeiro de 1968, Mário é filho do agricultor Dionísio Moser com a dona de casa Laci Marquett Moser e a 42 anos vive com sua família em Penha, no início da Estrada Geral da antiga localidade do Quati, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Conhecido na comunidade como Mário Marquett, por causa do sobrenome da mãe, o democrata é casado há 31 anos com Claudete dos Santos Moser com quem teve dois filhos, Cláudio Daniel e Tiago Dionísio, e ainda dois netos.

O vereador é diretor administrativo na empresa da família, a Construtora Marquett – construção civil e terraplanagem, fundada há 12 anos, embora Mário já atue há mais de 20 anos no ramo.

Mário Marquett conquistou uma cadeira no Legislativo Penhense nas eleições de 2020 (a segunda eleição que disputou), sendo o quarto mais votado.

Entre suas bandeiras, Marquett destaca a questão da falta de infraestrutura e a questão da água e saneamento básico que causam inúmeros transtornos à população do município.

O empresário, até então, sempre optou por participar indiretamente da política, apoiando candidatos em que acreditava. O que o motivou a tentar uma cadeira como vereador foram as dificuldades encontradas em seu bairro, que é carente de infraestrutura, além de dificuldades no posto de saúde, na escolinha do bairro etc. “Imensa vontade de ajudar os nossos munícipes!”, ressalta Mário Marquett.

 

>>> Maurício Olívio Brockveld

Empresário do ramo do comércio agropecuário, Maurício Olívio Brockveld é natural de Itajaí, onde nasceu em 18 de janeiro de 1975. Há 24 anos vive em Penha juntamente com sua esposa, a professora Araci das Neves Silva, com quem tem dois filhos, Ruan, de 23 anos e Manuela, 12 anos. O vereador também tem o netinho Bernardo, com dois anos de idade.

Maurício iniciou sua vida na política em 2010, participando da gestão municipal no Gabinete da administração municipal, com passagens pelas secretarias da Fazenda e Planejamento. Em 2016 participou de sua primeira eleição, conquistando o voto de exatos 300 eleitores para vereador. Em 2020 foi reeleito para a Câmara de Vereadores de Penha sendo o mais votado, com 760 votos.

Brockveld há muito tempo desenvolve trabalhos sociais no bairro Santa Lídia, mas percebeu que precisaria entrar para a política para conseguir auxiliar de maneira mais efetiva a comunidade do bairro, que tinha poucos candidatos.

Além do Santa Lídia, Maurício luta para conseguir melhorias para os bairros São Cristóvão, Mariscal e São Nicolau, as comunidades que mais sofrem com a falta de infraestrutura e políticas públicas.

Bacharel em Direito pela Univali, o vereador eleito pelo PROS, migrou para o MDB em 2020, tendo como principais bandeiras a segurança pública e a saúde do município que, segundo Maurício, são os principais problemas enfrentados pelo povo penhense.

 

>>> Maurício da Costa

Natural de Penha, onde nasceu em 22 de setembro de 1967, é casado com a professora Elisabete Sueli Vicente da Costa, com quem tem uma filha: Camila Mariani da Costa e um netinho.

Lito, como é conhecido por todos desde a infância, foi coordenador de manutenção em uma metalúrgica e também é técnico laboratorista, tendo atuado por 22 anos na indústria química.

O emedebista foi candidato a vereador por quatro vezes. Em 1992 obteve 147 votos. 20 anos depois, nas eleições municipais de 2012, Lito candidatou-se novamente, conquistando 231 votos. Finalmente, em 2016, conseguiu alcançar uma das 11 cadeiras do Legislativo Penhense, obtendo a confiança de 440 eleitores, sendo o quinto mais votado da legislatura. Em 2020 foi reeleito para seu segundo mandato, obtendo 367 votos.

O fortalecimento das associações comunitárias tem sido uma das principais bandeiras do vereador Maurício da Costa, que também luta pela melhoria da segurança pública, pela infraestrutura e pavimentação dos bairros.

Lito, morador da Armação, pretende cobrar transparência da gestão municipal, fiscalizando o gasto do dinheiro público e defendendo os interesses da comunidade penhense.

 

>>> Roberto Antônio Leite Junior

Com apenas 25 anos, Junior Leite é o mais jovem vereador eleito para a 16ª Legislatura.

Nascido em 23 de fevereiro de 1995, é sócio/proprietário de uma barbearia no centro da cidade desde 2018.

Filiado ao partido Cidadania, Junior Leite acompanha a política desde pequeno: seu tio Carlos Eduardo Leite foi eleito vereador no ano 2000.

Seus pais são professores do município. Roberto Antônio Leite atua há muitos anos no Departamento de Cultura, ligado à Secretaria Municipal de Educação e sua mãe, Rosiane Cipriano Brunner Leite trabalha na Biblioteca Municipal.

O parlamentar eleito criou-se no centro de Penha, é técnico em Construção Naval e tem muita expectativa para a sua atuação na Câmara de Vereadores. “Quero mostrar que a juventude é capaz de representar o nosso município. Independentemente de partido, temos que lutar pela cidade”, ressalta.

Junior vê como grandes desafios para o município de Penha a questão do saneamento básico, bem como o desenvolvimento do turismo, da educação e da saúde. A cultura também é uma bandeira especial para o jovem, considerando-se a atuação de sua família, principalmente o seu pai, na valorização e desenvolvimento do setor cultural.

“Ser vereador é um sonho que está se realizando. O povo de Penha pode ter certeza que darei o meu máximo no Legislativo Municipal”, afirma o parlamentar.

 

>>> Sebastião José Reis Junior

Nascido em 5 de setembro de 1978, Sebastião José Reis Junior (DEM) foi eleito vereador nas eleições de 2020 com 276 votos. Em 2008 já tinha sido candidato, ficando como suplente, ocasião em que chegou a assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores de Penha por quatro meses.

Servidor público municipal, Junior Reis (como é conhecido na comunidade penhense) é fiscal de obras na Secretaria de Planejamento. Até os 22 anos de idade trabalhou no ramo madeireiro.

Em 2009 foi diretor de Agricultura, no governo do ex-prefeito Evandro dos Navegantes e logo após viria a trabalhar na Secretaria de Serviços Urbanos.

Nascido e criado em Penha, Junior é atuante na causa animal e presidente do Centro de Tradições Gaúchas, com sede no bairro Nossa Senhora de Fátima. Apaixonado por cavalos, adquiriu o gosto e o respeito pelos animais.

Filho do ex-prefeito do município de Penha, Sebastião José Reis (que além da política atuava no ramo madeireiro) e de Benta Batista Reis, do lar, Junior cresceu em uma família com mais cinco irmãs.

Companheiro da dona de casa Rosana de Souza, Junior é pai de dois filhos: Sebastião José Reis Neto, de 16 anos e Isadora Reis, com sete anos de idade.

O vereador do partido Democratas pretende ser porta-voz do povo junto ao Legislativo Municipal e na administração pública de Penha, alertando para os problemas e buscando soluções.

Junior considera que sua experiência como fiscal da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos será fundamental para o cumprimento do seu papel como fiscalizador, sempre em prol do interesse da comunidade penhense.

 

 

Com informações da Câmara de Vereadores de Penha