Penha terá somente seis secretários de pastas; Prefeito Aquiles assume a Saúde

Governo vai iniciar ano com apenas 6 secretários e implantar plano “Gestão Inteligente”; vice-prefeita Professora Juraci vai assumir Secretaria de Educação e o próprio chefe do Poder Executivo comandará a Saúde – Aquiles quer priorizar o processo de vacinação da população local contra a Covid19

O prefeito de Penha Aquiles da Costa (MDB) definiu o nome de quem vai comandar as principais pastas administração pública no início deste novo mandato, e também o seu novo plano de gestão para o início do quadriênio 2021-2024, o “Plano Gestão Inteligente”, que visa a economia de recursos públicos e otimização de governo.

Entre os nomes divulgados ao primeiro escalão, destaca-se o da vice-prefeita Professora Maria Juraci Alexandrino (MDB), que vai assumir a Secretaria Municipal de Educação. A equipe titular, que antes chegava a 10 secretários, será reduzida em torno de 60% nessa fase inicial – o índice representa a redução de 10 para 6 cargos, e, destes, dois não remunerados, pois prefeito e vice-prefeita absorverão as atividades de cada pasta.

Os únicos seis secretários nomeados no início desta gestão serão os titulares das pastas de Governo (Camila Luchtenberg), Administração (Jaylon Jander Cordeiro da Silva), Serviços Urbanos (Alessandro Rubens da Silva), Fazenda (Susana Perinotti) e o próprio Aquiles, que comandará a Secretaria de Saúde em tempo indeterminado, visando impulsionar o processo de vacinação municipal.

Também serão nomeados Janilto Raulino (Procuradoria Jurídica) e Eduardo Bueno (Controladoria), pastas equivalentes ao primeiro escalão.

“Nosso objetivo, estando à frente da Saúde, é dar a atenção que a pasta merece. Vamos priorizar o plano municipal de vacinação contra a Covid19, mas também olhar com mais atenção a própria estrutura já existente de combate à pandemia, o funcionamento das unidades básicas, os resultados de atendimento à população no Pronto Atendimento 24h, os setores específicos, como NAM e CEFIR, justamente porque estaremos mais próximos do setor. E também focar na maior oferta de exames e consultas”, detalha ele.

Os recursos oriundos da economia do período inicial de governo serão aplicados em obras de infraestrutura e mobilidade urbana, acelerando o ritmo de crescimento e desenvolvimento ordenado. Aquiles lembra dos resultados positivos de experiência similar em 2017, quando também reduziu cargos e cortou salários.

O plano Gestão Inteligente 2021-204 também tem o objetivo, segundo o prefeito, de incentivar o servidor a economizar no local de trabalho, com medidas de contenção – serão reduzidos os gastos com papel, luz, água e materiais essenciais, buscando promover excelente serviço para a população. Sobre a campanha de imunização, o prefeito também a detalhará amanhã.

Primeiro escalão
Secretária de Saúde – Aquiles da Costa.
Secretária de Educação – Maria Juraci Alexandrino.
Secretária de Governo – Camila Lutchtenberg.
Secretário de Administração – Jaylon Jander.
Secretário de Serviços Urbanos – Alessandro Rubens.
Secretária de Fazenda – Susana Perinotti.

Controlador e o Procurador Geral:
Janilto Domingos Raulino – Procurador Geral do Município.
Luiz Eduardo Bueno – Controlador Geral do Município.

O plano de Gestão Inteligente, no início desta nova gestão, é baseado em 3 pilares:
Diminuir despesas – Reduzir custos fixos, garantindo a economia.
Aumentar receita – Ter mais arrecadação, garantindo investimentos.
Investir recursos – Fazer mais, com menos.