Calorão trará frente fria, que virá acompanhada de temporais no sul do Brasil

Esta quarta-feira (25) vai ser muito quente no Sul Brasil. A partir de amanhã, quinta-feira 26), a chegada de uma frente fria provoca chuva e vento fortes. O ar frio que acompanha a frente fria provoca diminuição da temperatura.

A massa de ar mais seco que predomina sobre a região garante uma quarta-feira(25); com tempo aberto e quase sem chuva. Máxima de 38ºC em Porto Alegre, 30ºC em Curitiba, 31ºC em Florianópolis e 31ºC em Penha.

A aproximação de uma frente fria favorece o aquecimento

Quando o vento passa a soprar do quadrante norte trazendo ainda mais calor para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná é uma situação denominada pelos meteorologistas de “aquecimento pré-frontal”, ou seja, o aquecimento que antecede a chegada de uma frente fria.

Amanhã, com a chegada da frente fria a temperatura diminui no Rio Grande do Sul, mas o calor ainda é forte em Santa Catarina e no Paraná, onde a temperatura diminui só na sexta-feira (27).

Temporais, chuva e vento fortes

A frente fria que chega ao Brasil nesta quinta, forma as nuvens carregadas que provocam temporais no extremo sul do país já na noite de hoje. Amanhã, a chuva e os vento fortes atingem também as demais regiões gaúchas. É alto o potencial para queda de granizo.

Entre a quarta e a quinta-feira, a presença da frente fria e de um centro de baixa pressão sobre o norte da Argentina e Paraguai provocam ventos fortes no Rio Grande do Sul. As rajadas de vento chegam a 70km/h.

Na sexta-feira (27) ainda há previsão de temporais, com muita chuva e ventania, no norte e no leste do Rio Grande do Sul. A nuvens carregadas chegam também a Santa Catarina, onde há previsão de chuva e vento fortes com rajadas de até 70km/h.

Ciclone provoca vento forte no fim de semana

No fim de semana que vem, a chegada de mais uma frente fria ao Sul do Brasil forma as nuvens carregadas que voltam a provocar temporais no Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva forte especialmente no sábado. As rajadas de vendo ficam entre 60 e 80km/k no domingo, quando há expectativa de formação de um ciclone extratropical no oceano, com centro ao largo da costa do Uruguai. Esse ciclone vai provocar vento intenso especialmente em alto-mar, onde as rajadas ficam entre 80 e 100km/h.