A arte tipo exportação de Marilene dos Santos hoje na nossa Série “Cultura de Penha”

Marilene dos Santos é uma catarinense que faz artesanatos desde criança. Tudo começou com uma boneca de pano que sua Vó Beata lhe ensinou a fazer aos 6 anos. Logo ela iniciou nas peças em madeira para casinhas de boneca que eram vendidas na feirinha do Largo da Ordem em Curitiba-PR. Marilene diz que a partir dali seu gosto pelas artes manuais foram aumentando e ela foi aprendendo muitas técnicas e descobrindo novos materiais.

“Hoje trabalho com tecidos, em maioria peças feitas com feltro para festas infantis e decoração, mas busco manter a tradição da minha terra como o Coração do Divino Espirito Santo”, diz a artista, que criou a Armação das Artes em parceria com seu irmão Marcos, que cria e produz móveis rústicos com madeira de demolição. Juntos levam suas artes para a casa e a vida das pessoas.

O ateliê fica na Praia do Poá na rua São Roque e o trabalho de Marilene atravessou o oceano para chegar ao vilarejo de Tomar, em Portugal, através de uma cliente que levou para a “Terrinha” um coração do Divino Espírito Santo, que ficou muito famoso. O público português ficou tão encantado com o trabalho de Marilene que chegou a montar uma vitrine com seu trabalho!

“Meu maior passa tempo e ficar costurando as peças, ela são todas recortadas uma a uma e caseadas a mão”, comenta Marinele, que confecciona peças para as decoradoras de festas e para decoração em geral. Ela é encantada pelo feltro e assim encanta a outras pessoas, com suas delicadas peças.

A artista conta também que o nome de seu ateliê, Armação das Artes, vem da arte de criar, e complementa citando que ela e o irmão tem uma frase: “Em Armação do Itapocoroi, a cultura e a tradição renascem com a arte”.