Ciclone se forma na região sul do país; especialistas dizem que não há motivo para alarde

Um novo ciclone está em atuação na região sul do país, mas não há motivos para alarde. O fenômeno se trata de um ciclone extratropical que se formou e permanece em alto mar, na altura da baía do Prata, na Argentina, estando muito afastado de Santa Catarina.

Segundo a Epagri/Ciram, o mar deve ficar agitado com ondas de 2 a 2.5 metros em praias de mar aberto e 3 a 3.5 metros em alto mar. A condição é não é favorável à navegação de pequenas e médias embarcações. No Litoral e áreas próximas, com a aproximação do ar frio, deveremos ter rajadas de vento Sul entre 40 e 60 km/h, não muito diferente do já ocorrido em alguns dias da última semana.

Este ciclone atuará mais afastado para o oceano em comparação com o sistema que provocou ventos intensos nos dias 30/06 e 01/07. Desta forma, embora tenha previsão de ventos de moderada a forte intensidade no litoral, a intensidade, duração e danos causados por este sistema não se comparam ao evento anterior.

Já segundo o meteorologista do portal Climaterra, Piter Scheuer, a frente fria que entra em Santa Catarina a partir desta segunda-feira, vem de maneira mais fraca com baixo índice de chuva.