Entrevista com o empresário Giovani Alfredo Prateat

A missão de empreender no Brasil não é para aventureiros; é preciso planejamento, foco e muita vontade de crescer. O Notícias de Penha entrevistou o empresário Giovani Alfredo Prateat, que há um ano e meio atua na cidade no ramo da prestação de serviços. Ele é o proprietário da Empreigap, que fornece atendimento de mão de obra terceirizada, limpeza de prédios, limpeza e conservação empresarial, limpeza para condomínios e serviços de auxiliar de limpeza e serviços gerais. Confira!

Notícias de Penha – Como foi o início do seu negócio?

Giovani Alfredo Prateat – Eu comecei minha vida profissional na gestão pública, atuando em cargos de confiança em prefeituras da região. Tenho uma história política dentro do MDB há mais de 20 anos e sempre atuei junto aos governos MDBistas, desenvolvendo diversos cargos. Sou formado em Educação Física e por sete anos fui professor do Colégio Unificado, em Itajaí.

NP – Você continua atuando em gestão pública?

Prateat – Sim. Atualmente sou secretário-adjunto de Segurança Pública da prefeitura de Itajaí. Eu já atuava na prefeitura no cargo de superintendente de Esportes e após a reforma administrativa criada pelo prefeito Volnei Morastoni (MDB), fui convidado para me juntar ao grupo da Segurança Pública, mais focado no planejamento de ações e novas ideias para Itajaí. Foi durante esse processo de gestão pública que tive vontade de empreender. Eu percebia uma escassez de serviços no mercado e comecei a analisar possibilidades de negócios. Ainda existem muitas lacunas no mercado, principalmente na prestação de serviços.

Prateat abriu a Empreigap em Penha há um ano e meio

NP – E como a empresa veio parar em Penha?

Prateat – Minha família tem casa aqui na cidade e considero Penha minha segunda casa. Meus pais tinham um projeto de vir morar na cidade; por mais de 20 anos tiveram casa na Praia de São Miguel. O verão da família era em Penha, então foi natural a escolha da cidade para eu empreender. Deixei meu apartamento em Itajaí para alugar e me mudei para Penha com a cabeça voltada para os negócios.

NP – Você citou que trabalha com política há mais de 20 anos e tem uma ligação forte com o MDB. Em Penha, a cidade é governada pelo prefeito Aquiles da Costa, do seu partido. Qual é a sua relação com o governo municipal?

Prateat – Apesar da minha ligação política na região, principalmente com o MDB, posso afirmar que a minha relação com o MDB de Penha é zero. Tenho excelente relação com os grupos de Itajaí, Navegantes e Balneário Piçarras, na figura dos meus amigos Tiago Balt e Andressa Pera, líderes do MDB de lá. Mas é incrível como aqui, em Penha, não há qualquer aproximação ou relação. Eu até acho isso muito estranho; procurei o prefeito e alguns secretários para conversar sobre o partido na cidade, sobre como ajudar a construir e a desenvolver melhor a cidade, mas nunca obtive sucesso.

NP – Qual a sua avaliação da prefeitura hoje?

Prateat – Eu moro há um ano e meio aqui e não tenho como avaliar profundamente a cidade. Isso é um processo diário. Meu foco é empresarial, de oferta de serviços. O que eu escuto muito vem da boca de amigos e conhecidos aqui na cidade. Vejo algumas opiniões divididas, mas esse não é o meu foco. Não tenho pretensões políticas na cidade. A ação de procurar os MDBistas de Penha foi no sentido de construção partidária, e não política. É uma pena que os cabeças do partido na cidade não queiram essa aproximação.

NP – Voltando ao tema empresarial, quais são os serviços que a Empreigap oferece para Penha e região?

Prateat – Bom lembrar, como destacado na pergunta, que a Empreigap escolheu Penha como sede, mas atua em toda região. Além de oferecer os serviços de auxiliar de limpeza e serviços gerais, a empresa também oferta mão de obra terceirizada para limpeza de prédios, limpeza e conservação empresarial e limpeza para condomínios. Os valores atendem às necessidades de mercado e momento em que vivemos hoje, em razão da pandemia do coronavírus. Acredito que o momento, apesar de difícil para todos, oferece oportunidades. Eu tento encontrar essas oportunidades todos os dias, focado no crescimento empresarial e no crescimento da cidade.