Deputado Ivan Naatz defende reativação emergencial do Hospital Santa Inês

O deputado estadual Ivan Naatz, líder da bancada do PL na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) visitou, neste último final de semana, as instalações do Hospital Santa Inês, de Balneário Camboriú, e defendeu a destinação de recursos e reestruturação por parte do governo do Estado para funcionar provisoriamente como hospital de campanha ou centro emergencial para atendimento dos contaminados pelo coronavírus na região da Amfri. Com mais de 6 mil metros quadrados de área construída e capacidade de 164 leitos, o hospital privado esta desativado desde 2012, mas ainda conta com parte das instalações e equipamentos preservados.

Deputado visitou estrutura no final de semana e sugeriu que o estado investisse no local

Naatz justifica que a região da foz do Itajaí-Açu é uma das 10 mais preocupantes do país citadas na relação entre o número de casos e a população, segundo o Ministério da Saúde. Ainda segundo dados do governo estadual, é a macro regional que tem o menor número de leitos em relação às demais do estado e existe a projeção da necessidade de 2,6 mil leitos de UTIs para suprir a demanda que poderá ocorrer entre maio e junho.

Diante disso, o parlamentar acredita que a reativação emergencial do hospital poderia ser inserida no novo plano de ação do governo para atendimento dos pacientes da região diante do esgotamento dos leitos normais e de UTI do Hospital Municipal Ruth Cardoso de Balneário Camboriú.

“Fui defensor inicial da implantação do hospital de campanha em Itajaí, mas diante dos altos custos e das irregularidades na licitação do governo, acabei virando o seu maior crítico na Assembleia cobrando o cancelamento do contrato, o que aconteceu. Agora, a reativação do hospital do Santa Inês pode ser uma opção mais barata e que pode se tornar permanente para o atendimento local e regional”, resume Naatz.