Escola Profissional Zilda Lucki, de Penha, atinge 1.400 máscaras produzidas para combate à Covid-19

A Escola Profissional Zilda Lucki da Silveira, setor da Assistência Social da Prefeitura de Penha, totalizou quinta-feira, 16 de abril, 1.400 máscaras de pano para o combate à Covid-19. A produção está centralizada na sede da escola, na Rua José João Batista, no centro, onde acontecem as aulas regulares da Escola Profissional.

A produção se concentra em dois modelos – mascaras de tecido e descartáveis – mas o maior modelo em produção são as de tecido, distribuídas no setor de saúde local ou entre socorristas. Também na quinta-feira, 16, o prefeito Aquiles da Costa conferiu a produção diretamente na unidade profissionalizante.

A professora Raquel Francez, coordenadora da unidade, destaca que as máscaras são adequadas ao uso. “A junção do material TNT gramatura 120 e tecido duplo é adequada, e ajuda bastante a população, podendo ser perfeitamente utilizadas”, observa ela.

Raquel ainda ponta que informações veiculadas na televisão também atestaram a validade das máscaras de tecidos. “Nosso modelo tem abertura embaixo, tecido duplo, onde se coloca o TNT. Quando a pessoa lava, ela pode descartar um TNT e usar guardanapos ou outros pedaços de TNT, aproveitando a estrutura”, detalha.

As máscaras produzidas podem ser solicitadas pelo fone 99616.3570, e a Escola Profissional busca atender a quem pede. Esse material já foi repassado a funcionários de farmácias, de supermercados, de comércios essenciais que estão funcionando e a socorristas. Alunas com problemas de saúde e que não têm máquinas em casa também receberam.

Todo o repasse é gratuito, e a Escola Zilda Lucki pede doação de tecidos para iniciar uma nova remessa. A costureira Elza de Barba também tem colaborado, a partir de casa.