Prefeitura retoma obra no calcadão do Quilombo, no Centro de Penha

A Secretaria de Serviços Urbanos da prefeitura de Penha retomou as obras de reparo no calçadão da Praia do Quilombo, no Centro, nesta quinta-feira pela manhã. A obra vinha sendo muito cobrada pela Associação de Moradores do Quilombo (Amaq), que chegou a denunciar no Ministério Público o abandono do calçadão.

A retomada da obra, no entanto, não agradou aos moradores, já que estaria sendo usado um material incompatível a necessidade.

“Estão usando concreto muito seco, o que dificulta regar e alisar; também verificamos que o concreto é com brita 1: teria que ser com brita 0 ou pó de brita. Além disso, falta junta de dilatação e malha de ferro”, disse o presidente da Amaq, Marinho Alves.

Questionado pelo NP, o secretário de Serviços Urbanos de Penha, Júnior Mafra, informou que já conversou com a empresa Raimondi, contratada pelo serviço para colocar a brita 0 e um pouco mais de água. “Para ficar mais fino. Segunda vamos colocar mais uns quatro caminhões de concreto ali”, explicou o secretário.

Ação Civil Pública

Em setembro de 2019, a 2ª Promotoria de Justiça de Balneário Piçarras ingressou com uma ação civil pública pedindo que a prefeitura adequasse as calçadas da região do Quilombo. A ação só ocorreu, segundo o MP, por conta da morosidade do governo municipal em melhorar a infraestrutura daquela região.

Desde 2018 o Notícias de Penha vem publicando reportagens sobre a situação do calçadão. Em agosto daquele ano, a publicação “Falta de manutenção transforma calçadão do Quilombo em armadilha para pedestres e ciclistas” mostrava uma cratera no meio do calçadão. Na época, a prefeitura havia informado que fazer a manutenção do calçadão do Quilombo naquela época “seria desperdício de dinheiro público”.

Segundo o governo disse em agosto de 2018, havia um projeto de revitalização do calçadão, que inclui uma extensão até Armação. A proposta, de acordo com o governo, estaria cadastrada em Brasília e o recurso viria do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), fonte que a prefeitura busca para dar vida aos projetos do Distrito Turístico de Penha.

O projeto, que depois ganhou o nome de Parque Linear, contudo, ainda não saiu do papel.



3 Replies to “Prefeitura retoma obra no calcadão do Quilombo, no Centro de Penha”

  1. Como sempre né?! Tratando os moradores com migalhas 😩 Até quando vai entra um Prefeito descente nessa Prefeitura???? Cidade tá horrível ….as avenidas estão parecendo Br 470 entramos em buraco caímos em outro. Uma Cidade tão linda ,mais com uma administração mixuruca.
    Saudades Evandro.

  2. Sobre o concreto usinado no calçadão, quanto mais água no concreto mais fraco e retração, calçada não se faz uma casca existe a espessura mínima. A brita 1 não é desculpa para não ter acabamento se quer resistência no material, acabamento se faz com régua vibratória neste caso. Se for necessário adicionar um pouco de água no concreto, é só pedir para o operador amolecer, é obrigado ter água no caminhão.

  3. Se eu fosse prefeito da Penha, teria vergonha de disser que estava sob minha administração, está sem acabamento esta cidade, se tirar a praia, ninguém mais iria querer morar aqui.

Comments are closed.