Aquiles usa a desgraça do povo para atacar os vereadores

A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 10, será movimentada. O prefeito Aquiles da Costa (MDB), secretários e comissionados do segundo escalão da prefeitura passaram o final de semana chamando os moradores da cidade para lotar a Casa dos Legislativo Penhense. Tudo para que o projeto protocolado por Aquiles, para que o governo consiga pegar R$ 20 milhões de empréstimo, seja votado hoje ainda. Como não está na pauta da sessão, Aquiles conta com a pressão popular para cima dos vereadores, principalmente do presidente da Câmara, Isac da Costa (PL).

Hoje, será votado um requerimento de entidades empresariais e associações de moradores para que a Câmara promova uma audiência pública para debater o empréstimo. O requerimento atende a um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Penha (Acipen), que querem saber onde a prefeitura pretende investir os 20 milhões de reais.

No dia 7 de fevereiro, um dia depois da chuvarada que alagou diversos bairros da cidade, Aquiles se reuniu com a Associação de Moradores do Mariscal (Amormap) e disse que precisa dos 20 milhões para fazer as obras que a comunidade tanto sonha. A reunião foi gravada e em um trecho, Aquiles joga a comunidade contra os vereadores, afirmando que o projeto está parado na Câmara por questões eleitorais.

O projeto entrou na Casa no dia 31 de janeiro e foi lido na sessão do dia 3 de fevereiro. Tem ainda que passar pelas comissões internas para só então ser discutido e votado em Plenário.