Prefeito de Penha instala “gabinete de crise” para lidar com alagamentos

A chuva intensa que castiga o norte, vale e litoral catarinense também provocou inundações na cidade de Penha. O acumulado das últimas 24 horas é de 107.4 milímetros, e a perspectiva segundo a previsão do tempo é que não só volte a chover forte durante a madrugada, como o tempo instável deva continuar até a semana que vem.

A situação tem sido monitorada pela Defesa Civil de Penha desde o começo da semana, e já na manhã de hoje o GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) liderado pelo Prefeito Aquiles da Costa esteve visitando as ruas da cidade conforme a incidência da chuva apontava o início de alagamento em diversas ruas.

Em reunião de avaliação da situação no final desta tarde de quinta-feira, 06, o Prefeito anunciou a instalação de um “gabinete de crise” para lidar com os alagamentos e suas consequências. Participaram da avaliação os titulares de secretarias estratégicas do governo municipal, a Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros e o GRASC (Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado).

Os alagamentos aconteceram em ruas de quase todos os bairros da cidade, levando a interdição de algumas vias, como a Margarida Vieira, João Justino e Alfredo Brunetti. Algumas localidades, como o “Morro do Bugre”, em Santa Lídia, estão ilhadas. Não há ainda um número preciso de famílias desalojadas, pois muitas delas encontraram abrigo em casas de amigos e parentes.

As famílias que precisarem de abrigo podem recorrer ao Ginásio Municipal de Esportes Sebastião João de Souza, no centro. No local haverá plantão da Defesa Civil para receber e também com a ajuda de polícia, bombeiros e GRASC ajudar a buscar moradores que precisem de transporte até o local.

O alerta da defesa civil é que os moradores fiquem atentos, pois a previsão é de voltar a chover durante a madrugada. “Ao primeiro sinal de alagamento, os moradores devem deixar suas casas”, avisa a coordenadora da defesa, Ednéia Corrêa. Os telefones para contato são o 199, 193 ou 191.

O prefeito Aquiles também adiantou que deve decretar estado de situação de emergência, e no momento seu gabinete está recolhendo os dados para poder fazer o decreto: “Vamos trabalhar incessantemente para contornar essa situação. Estaremos de plantão durante todo momento que durar essa crise, em todos os horários”, garantiu.



One Reply to “Prefeito de Penha instala “gabinete de crise” para lidar com alagamentos”

  1. Sou moradora nova aqui em Penha, gostaria de saber como faço pra ir comprar gás amanhã e como é início do mês preciso fazer compra no mercado. Moro na armação .

Comments are closed.