Creas será instalado em sede própria

https://www.promenac.com.br/vw/fox

Começaram na última semana as obras de construção da nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O órgão oferece apoio e orientação especializados a indivíduos e famílias vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaça, maus tratos e discriminações sociais. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é junto aos moradores de rua, por exemplo.

O Creas foi criado pelo governo federal em 2004, e implantado em Penha em 2013, funcionando desde então em prédio alugado pela prefeitura municipal. “Com a nova sede, não apenas economizaremos dinheiro público que deixará de ser gasto com o aluguel, mas também teremos um prédio com acessibilidade aos portadores de deficiência, e com mais espaço de atendimento à população”, explica o secretário de assistência social Nereu Caldeira Filho.

A obra é financiada com recursos do governo federal, com contrapartida da prefeitura. “Em 2016 conseguimos uma emenda parlamentar do deputado Mauro Mariani (MDB), e desde então estamos lutando para assegurarmos sua aplicação. Felizmente finalmente a obra deve se tornar uma realidade”, comenta o ex-secretário de assistência social, Sérgio de Mello.

O prazo de execução da obra é de 180 dias (seis meses). O prédio fica na Rua José Roberto Gomes, no centro do município. A perspectiva é que o Creas possa se mudar para lá no segundo semestre. Enquanto isso, o serviço continua funcionando normalmente na atual sede, que fica na Rua Duque de Caxias, número 89, no centro.