[COLUNA] Bastidores da política penhense

Emendas para Penha

O deputado estadual Ivan Naatz (PV) esteve no gabinete do prefeito Aquiles da Costa (MDB), na última sexta-feira, 1, para alinhar o repasse de mais de 1 milhão de reais em emendas parlamentares para a cidade. Naatz e Aquiles trataram da produção de projetos executivos, uma das exigências legais para que o município acesse os recursos. Uma das ideais de Aquiles é a construção do Mercado Público em Armação, em frente ao Foto Leandro, uma obra que promete ser um grande atrativo turístico em Penha.

O vídeo de Felipinho

O advogado e candidato a prefeito na eleição de 2016, Felipe Schmidt, o Felipinho, publicou nas redes sociais um vídeo em que critica a decisão do prefeito Aquiles em leiloar 41 terrenos públicos “a toque de caixa”, segundo Felipe. Ele defendeu que o governo municipal cancele o leilão, já que algumas dessas áreas, conforme Felipinho disse, estão em área verde ou são de interesse social. O advogado criticou por exemplo, a inclusão dos terrenos do entorno do ginásio municipal que, na visão dele, poderiam servir para projetos que integrassem aquela área ao ginásio, através do esporte e lazer. Felipinho questionou o principal argumento da prefeitura para a venda dos imóveis: que o valor arrecadado serviria para tapar buracos e fazer pavimentações. Ele acredita que a manutenção das vias e as novas pavimentações caberiam no orçamento de cerca de R$ 109 milhões em 2019, se os recursos fossem melhores geridos. Será? Confira o vídeo que Felipinho publicou nas redes sociais.

Coelho fora da toca

Julcemar Alcir Coelho (MDB), ex-prefeito de Penha, saiu da toca. Na postagem do Notícias de Penha no Facebook sobre o leilão dos 41 terrenos da prefeitura, o ex-todo-poderoso da Penha postou um indignado comentário. Desafeto do prefeito Aquiles, Coelho trabalhou em 2016 para eleger o genro Júlio Lanches a prefeito pelo DEM, com Adriano Tibeco (PSDB) de vice. A chapa terminou em segundo na eleição. Confira o comentário do Coelho.

O comentário revoltado do Coelho

O bom filho à casa torna

O ex-vereador Célio Adolfo Francisco, o Celinho, retornou ao ninho tucano de Penha. Ele foi vereador pelo PSDB de 2005 a 2008 e suplente da sigla na legislação seguinte. Na eleição de 2016, Celinho foi candidato pelo PSB. O retorno dele ao PSDB de Penha vem em um momento em que o partido busca nomes fortes para disputar as cadeiras da Câmara de Vereadores. Com a mudança na legislação eleitoral, os partidos terão que formar bons times. Celinho vem para somar, e muito, ao ninho tucano.

O ex-vereador Celinho

PSL esfriou

O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, parece ter esfriado em Penha. O novo presidente da sigla, o empresário Oldivar José Chilante, tá juntando os cacos deixados pelo ex-comandante da agremiação, Diogo Tavares, que anunciou o seu afastamento há algumas semanas. Oldivar tem um enorme desafio pela frente: manter a militância ativa e a propor ideias e projetos para Penha. O PSL, por enquanto, é o partido do presidente da República. Em Penha, isso não faz a menor diferença.

Oldivar, presidente do PSL de Penha