Ex-prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, é preso em operação do Gaeco

O ex-prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, foi preso na manhã desta sexta-feira, 1, no apartamento dele na cidade litorânea. A prisão é dentro de um operação do Gaeco que investiga supostas irregularidades cometidas na secretaria de Obras em licitações com empreiteiras.

Além dele, foram encaminhados à delegacia o ex-secretário de Obras, Jonas de Souza e o atual secretário de Obras, Sebastião “Meio Kilo”.

É nessa mesma operação que o empreiteiro Cristiano João Batista Idalina, dono da construtora Kuhra, no Bairro Santa Lídia, em Penha, também foi preso nessa manhã.

A operação, conforme apurado pelo Notícias de Penha, partiu do Ministério Público de Navegantes, e tem como titular o promotor Marcio Gai Veiga, da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Navegantes.

A operação

Foram cumpridos na manhã desta sexta-feira, 10 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão. Os policiais se concentram nos municípios de Penha, Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú.

Segundo o MP, os investigados administram várias empresas de fachada usadas para concorrer licitações em Navegantes, Itajaí e Penha, combinando quem venceria as concorrências, principalmente as de limpeza urbana. Algumas, conforme o MP, possuem sócios ocultos.

Em Navegantes o rombo nos cofres públicos seria de 16 milhões de reais. Os presos vão responder por organização criminosa, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva.