Professores de Penha passam por capacitação

Professores de Penha participaram de oficina sobre o Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) e a Coleção Aprender Mais, da Editora Inca, usados na rede municipal de ensino. A capacitação ocorreu dia 20 de setembro, com três momentos importantes – uma acolhida promovida pela editora, dedicada a livros educacionais, palestra e entrega de kits aos participantes e orientação foi série e disciplina.

A palestra inicial contou com o apoio da professora-doutora Magda Branco, pedagoga e psicóloga, que pôde definir, em linhas gerais, o trabalho da editora, associado aos resultados que se esperam do Saeb. Além do mais, foi pontuado como as abordagens de ensino-aprendizagem lúdicas do dia a dia são fundamentais para uma prática docente eficiente no ensino fundamental, segundo detalha a secretária de Educação Suselli Berenice Anacleto.

Após isso, os mais de 80 professores se dividiram em grupos correspondentes a sua faixa de trabalho – dando início ao terceiro momento do encontro com profissionais da educação básica, nas faixas de 1º a 5º ano no ensino de Matemática; de 1º a 5º ano de Língua Portuguesa; de 6º a 9º ano de Matemática e de 6º a 9º ano de Língua Portuguesa.

Cada grupo foi conduzido por um professor designado pela Editora Inca. Em linhas gerais, cada um desses grupos tratou sobre os escritores pertinentes ao Saeb, como eles são fundamentais no trabalho em sala de aula, e no desenvolvimento das questões propostas pelo material da Coleção Aprender Mais.

Assim, cada ministrante da oficina ofereceu aos professores participantes métodos de ensino-aprendizagem que visassem uma possibilidade mais vasta de trabalhar com essas questões, respeitando o tempo de cada aluno, buscando utilizar, nesse sentido, cada questão de forma criativa e qualitativa, tendo o Saeb não apenas como fim máximo, mas como uma forma de abordagem que busque a melhora da qualidade de ensino como um todo.

Cada um desses grupos contou com a presença de uma representante da Secretaria de Educação, e puderam observar o desenvolvimento das atividades diretamente.