Contação de histórias chega a escolas isoladas de Blumenau

O projeto Histórias Fora da Caixa é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau

Teatro e literatura, histórias infantis, encantamento e afeto. A partir do mês de maio, alunos e professores de seis escolas municipais de Blumenau, sendo quatro isoladas – receberão o projeto Histórias Fora da Caixa, da Virarte Produções Artísticas. No dia 14 de maio, a contação ocorre na EIM Willy Muller; no dia 21 de maio, na EIM Euclides Castro; no dia 24 de maio, na EIM Dr. Blumenau; no dia 28 de maio, na EIM Alves Ramos; no dia 31 de maio, na EM Conselheiro Mafra e no dia 4 de junho a contação ocorre na EM Erich Klabunde. As ações são gratuitas e fazem parte do projeto Histórias Fora da Caixa, de Daniela Farias, e são patrocinadas pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital n. 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz.

O projeto conta com duas apresentações em cada escola, contemplando as crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, de 06 a 10 anos, e também com oficinas de jogos teatrais para sala de aula, que serão realizadas com os professores de cada unidade. “As apresentações serão realizadas dentro de uma sala de aula onde o espaço é res-significado. As crianças encontrarão a sua espera a personagem Margarida e sua caixa mágica de guardar histórias. Será um momento de arte, cultura e encantamento”, explica a produtora da contação Daniela Farias, à frente da Virarte Produções Artísticas.

A personagem Margarida é apresentada-representada pela atriz, diretora de teatro e arte-educadora Natália Curioletti. Natália nasceu em Concórdia, Santa Catarina, mora em Blumenau desde 2003 e trabalha com teatro desde a chegada ao município. É bacharelada em Artes Cênicas (2006), possui Licenciatura em Teatro (2007), pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), e é especialista em Encenação Teatral pelo Instituto Gene (2009). “Margarida é uma personagem apaixonada por livros e histórias e instiga as crianças a buscarem a literatura como fonte de diversão e conhecimento. Todo o trabalho é pensado para envolver as crianças no mundo mágico e encantado da literatura e das histórias infantis, promovendo o acolhimento e o afeto, criando um ambiente tranquilo e agradável para que a história emerja do livro para o imaginário de cada participante”, esclarece Natália. “Contar e ouvir histórias faz parte de um comportamento humano ancestral, através do qual construímos valores, identidade cultural e afetos. O projeto Histórias Fora da Caixa nasceu com esse intuito de unir teatro e literatura, resgatando e valorizando o ato de ler histórias para as crianças. Ele é simples, e o simples importa”, complementa a atriz.

A Virarte Produções Artísticas surgiu em Blumenau, em outubro de 2014, e tem por objetivo levar arte para a comunidade, com foco maior em escolas públicas. “Era um desejo da produtora montar um projeto que chegasse às escolas isoladas, como empresa e como profissionais da cultura estamos felizes por este sonho se tornar realidade”, afirma Daniela.

SINOPSE DA CONTAÇÃO HISTÓRIAS FORA DA CAIXA
Margarida é uma personagem que adora ler e tem o sonho de conhecer todas as histórias do mundo. E de tanto sonhar ela recebe a visita de uma fada-correio que lhe torna guardiã de uma “Caixa mágica de guardar histórias”. Para abrir a caixa ela deve encontrar as crianças que tenham o poder da imaginação muito forte, capazes de abrir a caixa e só assim é que os livros aparecem dentro da caixa para que a leitura-literatura seja compartilhada.

“A reação das crianças sendo cúmplices nesse jogo de brincadeira e fantasia é o que nos alimenta e nos impulsiona a trabalhar com arte destinada aos pequenos. Eles são gigantes na capacidade de troca de afeto e estão ávidos por descobrir o mundo e aprender coisas novas. Acredito que nós produtores temos que garantir o direito das crianças de ter acesso a arte, e que esse é um trabalho que precisa ser feito com cuidado e respeito à infância”, reforça Natália. “A caixa mágica foi construída por uma fada, por isso não podemos revelar como ela foi feita. Só consultando a fada mesmo, e ela não tem e-mail, nem telefone e muito menos whatsapp”, acrescenta com bom-humor a atriz.