Estudante filha de maricultores é eleita Rainha da 22ª Festa Nacional do Marisco

A Festa Nacional do Marisco já tem uma nova realeza. Na noite de sexta-feira, 30, foram eleitas a Rainha e Princesas do maior evento cultural e gastronômico da cidade de Penha. Além de divulgarem a 22ª edição do evento, que começa nesta quinta-feira, dia 6, e vai até dia 9, domingo, as meninas farão a divulgação da cidade durante o próximo ano, uma tradição cultural na cidade tão sólida quanto a Festa.

“O concurso de Rainha da Festa Nacional do Marisco ocupa em Penha a mesma projeção que décadas atrás tinham os concursos de miss”, explica o secretário de Turismo de Penha Arnaldo Dias. “É um concurso anualmente esperado, e sonho de muitas meninas poderem disputá-lo”, apontou.

Este ano a disputa foi acirrada entre as 10 candidatas que se inscreveram para o concurso, todas moradoras locais, conforme as regras da competição. Suas famílias e amigos lotaram o centro de eventos da Associação dos Pescadores do Gravatá (Apeg), fazendo um animada e amistosa torcida, numa noite de muita animação.

Um juri de nove pessoas, formado exclusivamente por pessoas especializadas em serviços de estética e beleza, como o Mister Universo de Santa Catarina em 2017, Josias Machado da Silva. “Inovamos este ano com um corpo de jurados estritamente técnico, garantindo a lisura da votação”, detalha o coordenador do concurso, Laércio Floriano.

Da esquerda para a direta: Kethlyn (Miss Simpatia), Letícia Dias (Rainha), Luana Costa (1ª Dama), Aquiles da Costa (prefeito), Agnes (1ª Princesa) e Suelem (2ª Princesa)

As candidatas desfilaram primeiro com short e camisetas, e posteriormente, com trajes de gala. Beleza, porte e simpatia foram os principais critérios avaliados pelos membros do júri, Mas no final só poderiam ser três escolhidas.

As eleitas

Letícia Beatriz Dias, de 17 anos, moradora do bairro de Armação, estudante da escola estadual João Batista Paiva, se tornou a mais nova Rainha da Festa do Marisco, somando a maioria dos votos. Filha e irmã de maricultor, Letícia agradeceu o apoio da sua torcida e manifestou grande satisfação em representar Penha pelo próximo ano. “Cresci basicamente na Festa do Marisco, e sempre ouvia as meninas falando do concurso. Daí nasceu meu desejo de participar. Quero muito representar muito esse município lindo”, declarou.

O mesmo sentimento tem Agnes Della Costa, 16 anos, a nova 1ª Princesa da Festa, também estudante do Paiva. “Moro em Penha há dez anos e quero retribuir com todo amor e carinho esta cidade que me acolheu”, comemorou. A nova segunda princesa, Suelem Lima Pereira, 16, é moradora do centro e estuda na Escola Manoel Henrique de Assis. Também foi premiada a Miss Simpatia do concurso, Kethlyn Aparecida da Silva, de 18 anos.

“Foi um evento maravilhoso, que mostra como nossa comunidade é unida”, comentou o Prefeito de Penha Aquiles da Costa. “A Festa Nacional do Marisco é resultado dessa união de esforços, que vai desde os maricultores, passa pelos restaurantes daqui que farão parte do evento, a equipe de organização, e o público da festa em si, que se reúne neste grande momento de encontro das pessoas. A Festa do Marisco celebra não só o marisco, mas a cultura, o trabalho e a gente da nossa cidade”, opinou.

Agora a semana será de intenso trabalho para a Rainha e Princesas da Festa, que já tem agenda cheia para visitar programas de TV, rádio e jornais até quinta-feira, quando começa o evento. “Na própria Festa do Marisco, a rainha e princesas são uma atração a parte, porque muitos visitantes fazem questão de tirar fotos com elas para levar de lembrança do evento”, complementa o secretário de turismo Arnaldo Dias.

A 22ª Festa Nacional do Marisco começa na quinta-feira, dia 06, com shows de Jô Gabriel, Jackson Luiz e Incandescente, além de apresentações culturais e sorteio de vários brindes, como acesso a camarins e vagas nos camarotes para curtir os shows nacionais, que este ano serão Humberto Gessinger (na sexta), Sambô (no sábado) e Leonardo (no domingo).

Além de muita música, a festa também tem feira comercial, feira de artesanato, parque de diversões, exposição cultural, exposição científica, vila do chopp, e um grande pavilhão gastronômico, com dezenas de opções, que vão além de pratos a base de marisco, a outros frutos do mar, e também fast-food mais tradicional.

https://www.facebook.com/KNNPicarras/