Aquiles sobrevoa áreas de risco em Penha com comitiva da Defesa Civil nacional

A diretora do Departamento Nacional de Prevenção e Minimização de Desastres Naturais, Adelaide Maria Pereira Nacif, e o coordenador geral de Prevenção da Defesa Civil nacional, Carlos Ribeiro Correia Neto visitam Penha no último sábado (27). Eles são responsáveis pela aprovação da liberação de recursos para projetos de prevenção a desastres naturais. Os dois sobrevoaram áreas de risco no município, junto com o prefeito Aquiles da Costa (MDB).

“O governo municipal já tem cadastrado no governo federal vários projetos de prevenção a desastres e essa visita que articulamos é um momento importante nessa luta para conseguirmos os recursos. Esperamos sensibilizar as autoridades sobre o quanto essas obras são importantes e urgentes para a cidade”, explicou Aquiles.

Uma das obras consideradas prioritárias por ele é o desassoreamento do Rio Iriri, principal canal de captação pluvial da cidade. “Como o rio tem sua capacidade de receber mais água comprometida, isso dificulta o escoamento da tubulação em várias áreas da cidade, o que acarreta os alagamentos”, explica a coordenadora da Defesa Civil de Penha, Edinea Correa.

O projeto pleiteado pela prefeitura prevê não só a dragagem do rio, como também a construção de um molhe na Praia Alegre, para prevenir um novo assoreamento.

“Não basta apenas resolver o problema, temos que trabalhar na prevenção, para que isso não volte a acontecer”, disse Aquiles.

O projeto da prefeitura também prevê a substituição das três pontes sobre o Rio Iriri – localizadas na avenida Nereu Ramos, e ruas Nilo Anastácio Vieira e Tiradentes.

“Essa obra, além de beneficiar a cidade num todo prevenindo os alagamentos, será muito importante para os pescadores, que vão recuperar a navegabilidade do rio, e as pontes também ajudarão nisso”, adiantou o prefeito.

Outras áreas

A comitiva visitou também a Praia de São Miguel, onde precisa ser realizada outra obra considerada urgente pela prefeitura, que é a recuperação da área de degradação, em pelo menos em três pontos da morraria local.

“Essa região corre o risco de deslizamento, ameaçando centenas de vidas e as moradias da população local. Precisamos de uma ação urgente e eficiente nesta área”, alertou Aquiles.

Além dessas obras que a diretora nacional acenou positivamente pela liberação dos recursos, o prefeito pleiteou outras como a implantação de galerias na Rua Nereu de Assis, no entorno da Rodovia Beto Carrero e a construção de uma nova Ponte no Rio Gravatá. “Seguiremos pleiteando por esses recursos e buscando novas formas de tornar essas obras uma realidade”, se comprometeu o prefeito Aquiles.

https://www.facebook.com/KNNPicarras/