Polícia Militar e prefeitura de Penha firmam parceria para videomonitoramento da cidade

Em cerca de 30 dias, Penha terá 110 câmeras de videomonitoramento espalhadas pelos bairros da cidade. Nesta segunda-feira, a prefeitura e a Polícia Militar firmaram um contrato para gerenciar um sistema integrado com câmeras particulares e também do projeto Bem Te Vi, da PM.

“Proporcionalmente, Penha será uma das cidades mais monitoradas do sul do país”, disse o comandante da 3ª Companhia da PM de Penha, Capitão Carlos Alberto Mafra Júnior.

A Polícia Militar irá trabalhar em conjunto com a prefeitura e a empresa Urbanii Tecnologia da Informação Ltda para gerenciar o sistema, empresa que vencedora da licitação para fornecimento das câmeras e do software. A perspectiva é de que mais de 200 câmeras integrem este conjunto de vigilância. As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos, indicados pela PM.

Monitoramento

“Qualquer cidadão que já tenha uma câmera de monitoramento na sua casa ou estabelecimento pode pedir para adicioná-la na rede de vigilância municipal”, explica o empresário Rubem Henrique da Silva Júnior, da Urbanii.

A parceira ainda prevê a contratação de estagiários pela prefeitura para auxiliar no monitoramento, que deverá ganhar uma nova sala somente para essa função. “Além das câmeras, o monitoramento também pode contar com softwares para reconhecimento de placas, cor e marca de veículos”, adicionou Rubem.

Para o prefeito Aquiles, esse investimento histórico na segurança pública é um passo importante no desenvolvimento da cidade: “Estamos garantindo a segurança dos moradores, mas também tornando a cidade ainda mais segura para os visitantes”, afirmou. O governo vai investir cerca de R$ 100 mil por ano no sistema.