Ex-prefeito Evandro é convocado para prestar depoimento à CPI do INSS

Na próxima semana a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a dívida do município de Penha com o INSS inicia mais uma etapa, com a realização de duas oitivas. Rafael Murilo Celestino (conhecido como Ponha), ex-controlador geral do município, foi convocado para depor na quarta-feira (13), às 9h30. Na quinta-feira (14) a CPI deverá ouvir o ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB).

“Depois dos depoimentos e das questões que possam surgir a partir deles, o vereador Maurício Olívio Brockveld (PROS), que é o relator, dará início à elaboração do relatório final que será submetido aos demais membros da comissão e, posteriormente, será discutido e votado em plenário até o final deste mês”, ressalta o vereador Silas Antonietti (PSD), presidente da CPI.

Até o momento a CPI já ouviu dois contadores da prefeitura e convocou representantes da empresa Pública – Consultoria e Desenvolvimento Profissional LTDA (contratada pela prefeitura para prestar consultoria e que recebeu dos cofres públicos certa de R$ 1,6 milhão para representar o município) que não foram localizados para prestar depoimento.

A CPI investiga uma dívida do município com o INSS que pode ultrapassar os R$ 50 milhões em função de multas e correções. A discussão, que segue nas esferas administrativas e judiciais, se deve ao fato do município ter feito compensações de maneira inadequada – o que originou seis processos.

Presidida por Silas, sob a relatoria de Maurício Brockveld, a CPI ainda tem como membros os vereadores Jesuel Francisco Capela (PSDB), Antônio Alfredo Cordeiro Filho (DEM) e Everaldo Dal Posso (MDB).