Dicas para selecionar bons colaboradores

Um dos maiores desafios das empreendedoras que tenho acompanhado – empreendendo sozinhas ou em sociedade – é como selecionar bons colaboradores. Entenda que bons colaboradores são aqueles que seu perfil se encaixa no perfil da empresa e na vaga em questão.

  • Defina o perfil do colaborador ideal antes de abrir a vaga: qual o cargo que irá ocupar (na dúvida consulte sua contabilidade)? Quais habilidades e competências que precisa ter para executar a função? Qual será seu salário e benefícios diante das responsabilidades?

  • Quais serão os desafios desse colaborador nesta função? Já é comprovado que o engajamento e a motivação para o trabalho estão diretamente ligados aos desafios encarados pelo colaborador junto da empresa.

  • Organize as entrevistas com calma, bem como o espaço em que serão realizadas. Defina um tempo e faça um roteiro com tudo que você precisa saber sobre os candidatos. Fique atenta à pontualidade dos candidatos, a forma como se apresentam e seu humor e temperamento.

  • Faça perguntas que permitam você conhecer sua capacidade de resolver problemas, suas experiências passadas, se faz algum trabalho social ou se é voluntário em alguma causa.

  • Observe o histórico profissional (faça uso da carteira de trabalho), a passagem por outras cidades e empresas.

  • Peça histórico escolar/certificados quando se fizer necessário para comprovar escolaridade.

  • Em caso de qualquer dúvida, pergunte. Não contrate tendo dúvidas sobre a pessoa ou suas atividades e experiências.

Sugestão: se você não tem paciência ou não quer se preocupar com todas as etapas de seleção busque empresas ou profissionais que façam esse serviço. Sua assertividade é maior quando você confia e acompanha todo processo – com a vantagem de não ter que colocar a “mão na massa”.

[adinserter block=”1″]

E para finalizar, não esqueça:

Tudo é energia! Qual a energia da sua empresa? Qual sua energia? É agressiva? É otimista? É acolhedora ou inibidora de talentos?

Tudo começa por você! Seu negócio só vai bem quando você está bem.

Até a próxima semana!