Três dias para encerrar o ano da sua empresa

Normalmente quando chegamos nesse último mês do ano é comum ver colaboradores, lideranças e até os próprios donos cansados, exaustos, não vendo a hora de dizer “até o ano que vem”. É tempo de encerrar atividades e iniciar novas, de fechar ciclos e abrir novos.

Aqui no litoral é o momento de maior trabalho, justamente porque o pessoal do Vale do Itajaí e de vários outros lugares do mundo se deslocam para as nossas praias e para aproveitar e viver tudo que não viveram ao longo do ano trabalhando. É tempo de férias coletivas em muitos lugares.

Separei aqui alguns “rituais” de passagem de ano que ajudam você a engajar a sua equipe para essa virada de chave e de dígito. Essas ações servem tanto para as empresas que se preparam paras as férias coletivas quanto para aquelas que precisam de um gás maior para fazer bem feito essa temporada de verão.

Reúna sua equipe

Sugestão, faça uma reunião e repasse com a sua equipe tudo de bom que viveram durante o ano, as dificuldades e superações e também as expectativas para próximo ano. Agradeça as contribuições e o empenho de todos ao longo do ano. Cuide com os favoritismos, eles prejudicam e desgastam o relacionamento entre a equipe.

Comemore o ano e a passagem dele

Faça um amigo secreto entre a equipe, entregue uma lembrancinha, mas não deixe de comemorar junto da sua equipe. Se você gostar do Natal, celebre com eles ou ofereça algo que possa ser comemorado junto da família. Integrar a família nas festas de encerramento do ano estreita os laços com a equipe, se for viável, vale o investimento.

Elabore junto da equipe as metas e objetivos para o próximo ano

A sensação de pertencimento por fazer parte da elaboração de metas e objetivos promove instantaneamente engajamento. Estejam abertos as contribuições da sua equipe e evite inibir as contribuições, caso contrário os colaboradores irão pensar muito na hora de contribuir novamente. Exemplo: “nós já fizemos isso”, “isso não funciona”, “isso não dá”, “isso é muito caro” – Substitua por: Nós já fizemos algo parecido, mas não deu certo. Que ações podemos realizar para funcionar melhor dessa vez? Ou: Este será um investimento muito alto que talvez não tenha o resultado esperado ou demore muito para retornar esse investimento, o que podemos fazer com os recursos que nós já temos? Ou: vamos analisar esse investimento, se for possível e gerar resultado iremos implantar/instalar.

Estamos nos aproximando do fechamento de 2017 é hora de planejar e criar nosso plano de ação para realizar mais em 2018.  Respire fundo, está quase acabando! Seja gentil e generoso com a sua equipe, com seus clientes, a vida retribui.

Será que eu posso te ajudar com o seu negócio? Muri Rocha (47) 9 9133-3949 | darocha.muri@gmail.com | Quer aprender mais sobre empreendedorismo e o tema mulheres empreendedoras? Então me acompanhe: facebook.com/coachmurirocha| Instagram @coachmurirocha

Colunas anteriores

 “As opiniões publicadas neste espaço são de responsabilidade do autor e não correspondem, necessariamente, à opinião do Notícias de Penha”