viver de arte

Viver de arte

Vanessa fundou o Pequeno Picasso há seis anos, ao lado do marido, Aldo Andrade (Foto: Divulgação)

Sempre digo que se os empreendedores colocarem na ponta do lápis TODOS os detalhes, especialmente despesas e custos, sentaremos o choraremos juntos. E é por isso que afirmo: NÃO É PELO DINHEIRO! Não é pelo dinheiro que você acorda cedo e dorme tarde, que perde as noites de sono. É pela energia, pela conquista diária, é pelo sonho realizado e a luta por mantê-lo vivo. É amar o que se faz e querer sempre fazer e entregar o melhor ao cliente.

Sempre achei assustador os pais que respondem ao filho que “precisam trabalhar pelo dinheiro”, mas eu sei que eles não fazem por mal; fazem porque foram criados dessa forma e com essa cultura. O esforço e o sacrifício são cicatrizes ainda abertas na nossa sociedade. Mas há alguns anos venho acompanhando essa mudança de paradigmas. Muitas pessoas refletindo sobre o valor do trabalho e a qualidade de suas vidas, sua saúde mental e o tempo com os filhos.

E é por isso que começo essa entrevista de trás para frente. Antes de sair, minha entrevistada perguntou: responde para mim, Muri, como nós mantemos as portas abertas depois de 6 anos e diante de tantos fatores contrários?

Entenda por fatores contrários nossa cultura que ainda não entende o quarto a arte é importante nas nossas vidas; falta de gestão pública existente em uma pequena cidade com tanto potencial e que parece que ficou congelada no tempo durante anos (em comparação à região); as tributações para um sistema falho que aperta até quase esmagar o pequeno empreendedor, entre outros fatores.

Nascida em Timbó e com passagem por Blumenau, Vanessa Petermann chegou aos 36 anos no último sábado. Essa Arte Educadora e Arte Terapeuta abriu as  portas de casa da sua família em Penha para que outras crianças pudessem despertar para a arte. Nasceu assim, o Pequeno Picasso Espaço de Arte, concebido por Vanessa e Aldo Andrade.

Enquanto alguns apontam dedos e garganteiam que viver de arte é coisa de malandro, Vanessa e Aldo trabalham diariamente e muitas horas por dia para conseguir atender as mais de 30 crianças e adultos. E, sim, eles vivem de arte! Aprendendo e ensinando, desenhando e colorindo.

O Pequeno Picasso hoje atende crianças de 4 a 10 anos oferecendo oficinas de arte no contraturno escolar; (mosaico, tecelagem, desenho, pintura em tela, modelagem, teatro, reforço escolar); atendimento individual arteterapêutico para adultos e crianças; oficinas de desenho também para adolescentes e adultos.

Algumas curiosidades: as crianças ao completarem 10 anos são convidadas a continuarem no Picasso como monitores mirins, auxiliando nas atividades e sendo exemplo para os menores.  Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer; fica no Centro de Penha.

Vanessa me contou da rede de apoio que os acompanha nessa jornada: um irmão com muito conhecimento, uma irmã advogada, profissionais da área de educação e artes que prestaram consultoria, contabilidade, uma mãe artista plástica. Além de toda a bagagem como servidores públicos, professores, participações em organizações não governamentais que foi de extrema importância nessa caminhada.

Vanessa,  relacionei algumas fatores que acredito que respondam a sua pergunta e podem inspirar outras empreendedoras:

  • Amor pelo que se faz;
  • Acreditar no potencial da região mesmo quando parece distante;
  • Lembrar sempre das nossas origens;
  • Propósito claro (porque fazemos o que fazemos);
  • Serviço profissional, sério e comprometido;
  • Adaptações do modelo inicial idealizado, de acordo com a realidade local e as demandas de mais e filhos;
  • Entender que estamos numa região de trânsito, muitas pessoas chegando e partindo;
  • Constituir e reconhecer a importância da sua rede de apoio, bem como buscar pessoas que complementem os nossos conhecimentos e nos ajudem a crescer;
  • Ser paciente e persistente e fiel aos seus valores;

Não importa o que você faz, mas sim a entrega que você faz. Se você acredita que entrega apenas um produto ou serviço, eu lamento, não preciso ser vidente para garantir um futuro difícil ao seu negócio. Entregue alegria, respeito, gentileza, atenção, satisfação, acompanhado por produtos e serviços de qualidade.

Eu te espero na semana que vem! Ajude a inspirar outras pessoas compartilhando.

“A inspiração existe, mas tem de te encontrar trabalhando” – Pablo Picasso.

Será que eu posso te ajudar com o seu negócio? Muri Rocha (47) 9 9133-3949 | darocha.muri@gmail.com | Quer aprender mais sobre empreendedorismo e o tema mulheres empreendedoras? Então me acompanhe: facebook.com/coachmurirocha| Instagram @coachmurirocha

Colunas anteriores

 “As opiniões publicadas neste espaço são de responsabilidade do autor e não correspondem, necessariamente, à opinião do Notícias de Penha”