As nossas impressões sobre a tal China comunista

A tal China comunista… Essa semana vamos falar um pouco da nossa primeira impressão da China, onde visitamos duas cidades: Xangai e Pequim. O Wesley já conhecia algumas outras cidades chinesas, pois em 2012 ele passou uma semana a trabalho; já a Nathália só conhecia as bugigangas chinesas, que são vendidas por todos os quatro cantos do mundo.

Nenhum dos dois havia conhecido as cidades acima; e pensem em um grande choque! Nathália achava que a China era um imenso camelô, mas não foi nada disso. Muitos shoppings com grandes marcas internacionais vindas de todos os cantos do mundo. Diversos arranha-céus decorando os grandes centros e mostrando ao mundo o quão imponente e competitiva é essa nação.

[adinserter block=”1″]

 

Um outro ponto que não imaginávamos eram os preços, pois tínhamos ideia de que tudo era barato. Mas nem tudo pode ser considerado em conta. Por exemplo, alguns hotéis são somente para chineses e com preços muito bons. Já os hotéis para estrangeiro podem custar até 10 vezes o valor de um hotel para os locais.

Valores

Nós precisamos de hotel por uma noite em Xangai e pagamos quase $80 (oitenta dólares) por um quarto supersimples e com um café da manhã bem precário. Nos demais dias usamos o Airbnb e também nos hospedamos em hostel em Pequim.

Uma curiosidade que percebemos é que os produtos de qualidade são mantidos no país para serem consumidos pela população e que os itens de segunda linha são comercializados fora da China.

O mais impressionante na China é a organização; apesar de ter 1 bilhão e tanto de pessoas, é possível ver que é um país organizado, e que a polícia tem presença extremamente ativa. Os únicos furtos que ainda são comuns na China são os de bicicletas. Talvez pela severas leis a população anda na linha e respeita bastante a polícia.

A China é um país tão pra frente, tecnologicamente falando, que eles possuem uma meta de até 2020 não ter mais carros a combustível; somente veículos elétricos. E atualmente muitos veículos já são elétricos. Essa necessidade de troca dos veículos movidos a combustível fóssil por veículos elétricos se dá devido ao alto índice de poluição registrado no país.

Na próxima semana vamos continuar falando das nossas aventuras na China