Saúde de Navegantes vai zerar fila de espera para exames de mamografia

No mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama a Secretaria de Saúde anuncia que neste Outubro Rosa será zerada a fila de espera para exames de mamografia na rede pública.

“As 270 mulheres que estão na fila vão fazer o exame de mamografia no mês de outubro por meio de um convênio com a clínica São Marcos. Também será liberado 150 exames ultrassonografia de mama”, explicou o secretário de Saúde, Alcídio Reis Pera.

[adinserter block=”1″]

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a recomendação do Ministério da Saúde e também da Organização Mundial da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento. O exame é importante em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Mesmo que não tenha sinais da doença.

Mamografia é prevenção

A secretária adjunta, enfermeira Marluza Trevisan, explica que no Brasil são registrados 50 mil casos de câncer de mama todos os anos. Por isso a importância do exame preventivo, quando é detectado em estágio inicial, as chances de cura são maiores em 90%.

“No autoexame a mulher deve estar atenta aos sintomas. Ao observar alguma alteração na mama, a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde que será examinada pelo clínico geral. Conforme a avaliação médica, se for necessário, a paciente será encaminhada para consulta com o mastologista do Centro de Referência da Mulher e do Homem (CRMH)”, disse a secretária.

Sinais e sintomas

Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
Alterações no bico do peito (mamilo);
Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
Saída espontânea de líquido dos mamilos.

 

Hábitos saudáveis para evitar casos de câncer em 30%

Praticar atividade física regularmente;
Alimentar-se de forma saudável;
Manter o peso corporal adequado;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
Amamentar.